Benin anuncia Fórum Social da Tríplice Fronteira
A reunião preparatória para a terceira edição do Fórum Social da Tríplice Fronteira acontecerá em junho, no município de Posadas (Argentina).
Publicado 28/04/2008 10:24 | Editado 04/03/2020 16:54
A confirmação do evento foi feita por Joel Benin, coordenador do Cebrapaz, no Paraná, durante o painel “Paz e Soberania”, promovido no Fórum Social do Mercosul, na Reitoria da UFPR, em Curitiba. Benin mediou os debates do painel, que reuniu várias lideranças sociais da América Latina, na manhã deste domingo (27).
O Fórum da Tríplice Fronteira deverá acontecer simultaneamente nas principais cidades localizadas na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Foz do Iguaçu, no Paraná, deverá ser o município escolhido para sediar o congresso, programado para julho.
O evento será um braço firme do Fórum Social do Mercosul ao tentar manter em pauta algumas discussões importantes para a região, como a preservação do meio ambiente, integração econômica e sociocultural do continente. “Será de extrema importância continuarmos com os debates promovidos aqui (Fórum Social do Mercosul) durante o congresso na tríplice fronteira”, disse Joel Benin.
O fórum na fronteira deverá reunir representantes de inúmeros movimentos sociais da América Latina. A diversidade étnica da região será um dos temas lançados durante as plenárias. As discussões em torno da convivência harmoniosa entre os descendentes de mais de 70 nacionalidades na fronteira será o um dos principais destaques do evento. Neste contexto, Foz do Iguaçu, no Paraná, será apresentada como um verdadeiro laboratório para a América Latina e para o mundo, como exemplo de integração sociocultural entre diferentes povos.