Debate sobre Ditadura militar movimenta estudantes e comunistas 

De 3 a 5 de junho de 2008 acontece em Goiânia, debates, mostra fotográfica e de filmes além de sessão especial para analisar as atrocidades ocorridas pela ditadura militar. O evento é promovido por estudantes e movimenta comunistas goianos que vivencia

Começou ontem (3), e vai até 5 de junho de 2008 o Debate sobre a “Ditadura Militar – 21 anos de trevas na história do Brasil”, uma realização do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Goiás, com apoio da União Nacional dos Estudantes – UNE, a União Estadual dos Estudantes – UEE, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outros.


A programação conta com mesas de debates, caravanas, exposições fotográficas, mostra de filmes, entre outras atividades. As inscrições são realizadas gratuitamente no local.


A abertura oficial foi ontem (3), às 15h e contou com a apresentação de filmes, e mais tarde ocorreu uma apresentação musical com o cantor comunista Itamar Correia. O debate “Da resistência em 1968 à reparação” iniciou às 19h no Teatro UCG Campus V com os debatedores, Doutor Paulo Abrão Pires Jr – Presidente da Comissão de Anistia, Deputada Isaura Lemos (PDT), com o advogado Dr. Ricardo Dias – irmão de desaparecido político e do Professor Pedro Sergio.


Hoje pela manhã, o evento continuou no Auditório da Faculdade de Direito da UFG, com a Caravana da Anistia – Sessão especial para apreciação dos requerimentos de anistia política aos perseguidos pela ditadura militar. Às 18h30 tem o lançamento do livro Trombas e Formoso do Professor Licínio Barbosa.


O Debate: O papel dos estudantes na resistência à ditadura militar com a participação de Aldo Arantes (presidente da UNE em 61/62 e atual membro do Comitê Central do PCdoB), Euler Ivo, atual vereador de Goiânia, Professor Gil César de Paula e Tales de Castro( vice-presidente da UNE) acontece às 19h também no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária.


Amanhã, às 18h30 tem a abertura oficial da exposição fotográfica “direito à memória e à verdade”, realizada pela  Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e finaliza o evento o debate: Operação Condor, com o presidente da CEMDP, Marco Antônio Barbosa, o Doutor em Ciência da Comunicação pela USP, Bernard Kucinski, e o jornalista Jan Rocha.


De Goiânia,
Eliz Brandão