Entrevista com Luiz Carlos Orro
Entrevista do Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia – Luiz Carlos Orro – Concedida ao Prof. Ms Sérgio de Almeida Moura – Diretor do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte (CBCE).
Publicado 28/07/2008 18:51 | Editado 04/03/2020 16:44
Como o senhor vê as políticas de esporte e lazer no âmbito nacional e as conferências de esporte e lazer?
Avaliamos com otimismo o trabalho e as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Esporte e as ações conseqüentes assumidas com os governos estaduais e municipais. A verdade é que o esporte e o lazer é uma área muito nova, mas tem conquistado uma nova discussão e olhar e evoluído para outro patamar na historia do Brasil. O Ministério dos Esportes criado a 6 anos, gesta, fomenta e executa as políticas de esporte e lazer no País, em consonância com as orientações das Conferências Nacionais realizadas. Os Jogos Pan-Americanos 2007 exemplifica com seus resultados os avanços realizados na área. Teremos a COPA DO MUNDO de 2014 no Brasil, impondo novos desafios à União, Estados e Municípios, com intervenções estruturais e logísticas para as cidades, preparando-as para as candidaturas a sedes dos jogos. Goiânia está nessa disputa com todas as condições para conquistar essa parada, à frente de muitas outras Capitais.
Quais as principais ações e programas desenvolvidos pela SEMEL de Goiânia?
A SEMEL tem programas e projetos desenvolvidos para estimular o esporte e o lazer na cidade. Na iniciação esportiva, o projeto “Draulas Vaz”, conta com 10 modalidades esportivas oferecidas anualmente e atendimento de 7 mil crianças e adolescentes de vários bairros da cidade. O Projeto “Caminhando com Saúde”, atende a 159 mil caminhantes nas pistas de cooper e nos parques da cidade, com professores de educação física devidamente habilitados e qualificados, realizando atividades físicas diversas. A Prefeitura de Goiânia construiu vários novos parques e pistas de caminhadas, propiciando mais qualidade de vida aos goianienses, contando com esse projeto. O Projeto “Vida Ativa na Melhor Idade” é voltado para a população idosa, com atividades físicas e lúdicas adequadas a essa faixa etária. Asseguramos tais atividades como um direito constitucional, para a reinserção e inclusão social dos idosos. O “Ônibus Brincalhão” é também um projeto de ônibus adaptado, com duas equipe de recreadores, dotado de brinquedoteca, e vários instrumentos educativos, recreativos e esportivos, atendendo as escolas, as creches, os CMEI’s e as associações de moradores, em dias festivos. Iniciaremos o Programa “Segundo Tempo”, em parceria com o Ministério do Esporte, oportunizando 10.200 novas vagas para crianças e adolescentes de vários bairros carentes da cidade. Tais recursos oportunizarão que as crianças e adolescentes recebam uniforme, lanche, material esportivo, bem como professores e estagiários de Educação Física, propiciando 03 modalidades diferentes de esporte educacional por semana. Todos os Projetos da SEMEL serão ampliados em 2008. Por isso, necessitamos crescer em termos de orçamento, condições e infra-estruturas, promovendo também parcerias com a iniciativa privada, instituindo a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e ao Lazer, para que concretamente, o esporte e o lazer sejam considerados e efetivados como um direito, assim como à educação, à saúde, à assistência social, garantidos pela constituição federal no seu artigo 7.
E sobre o Fórum Municipal de Esporte e Lazer, quais são as expectativas e perspectivas?
Criamos recentemente, o Fórum Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia que é um espaço de articulação, de interlocução e de diálogo entre o Poder Público, a Sociedade Civil e as Entidades e Instituições que faz no dia a dia, o esporte e o lazer acontecerem em Goiânia. Garante um processo mais participativo, democrático e coletivo, nas discussões, elaborações e aprovações das políticas públicas do esporte e lazer na cidade, envolvendo 80 entidades e instituições da área como as Faculdades de Educação Física, o CBCE, o CREF, as Federações, Ligas e Associações esportivas, atletas, Conselhos de Segurança e Saúde, etc. Conclamamos também às entidades do movimento estudantil, as associações de bairros e os sindicatos a participarem, ampliando o conjunto das entidades organizadas da sociedade civil. A meta principal definida foi que a SEMEL garanta a universalização do acesso a essas políticas e projetos citados. As reuniões da Coordenação do Fórum e dos 04 Grupos de Trabalhos – GT’s, irão debater os seguintes temas: a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer; a instituição do Fundo Municipal de Esporte e Lazer; a Comenda do Mérito Esportivo de Goiânia; o Tombamento dos Campos de futebol de várzeas; a expansão dos Programas e Projetos da SEMEL, incluindo o melhor atendimento das pessoas com necessidades especiais e idosas, sendo encaminhados ao Executivo Municipal para as providências. A relação institucional com o CBCE e com as faculdades de educação física de Goiânia garantirá um profícuo processo de debate com os setores acadêmicos, bem como, o estabelecimento de parcerias necessárias para o avanço dessas e outras políticas da área. Outras parcerias, evoluem em acordos para a implantação de núcleos de iniciação esportiva, expandindo as atividades esportivas e lúdicas na cidade.
Que mensagem deixaria aos professores de educação física de Goiânia e Goiás?
Reconhecemos de público que os professores e professoras de Educação Física são profissionais fundamentais para a realização de todas as atividades de esporte e lazer que aconteçam em Goiânia, Goiás e no Brasil. Temos profissionais de grande competência e reconhecimento. A SEMEL tem também em seus quadros de efetivos, professores de educação física que muito tem contribuído para a consolidação da Secretaria e suas atividades Lúdicas e desportivas, merecendo nosso reconhecimento e agradecimento sincero pela dedicação. Desejamos criar mais e mais espaços de atuação para os professores de Educação Física no Município, com o reconhecimento do Senhor Prefeito pelo atual trabalho da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, garantindo grandes avanços na ampliação da estrutura administrativa e organizacional da SEMEL. Temos de imediato um acréscimo de 52 professores de educação física, contratados para a execução do Programa Segundo Tempo e teremos ainda a contratação de um grande número de estagiários-acadêmicos na área da Educação Física.
Entrevista concedida em seu gabinete, no Setor Universitário, na manhã do dia 10 de março de 2008.