Entrevista com Reginaldo, candidato a vereador em Florianópolis
Continuamos hoje com a série de entrevistas de candidatos do Partido Comunista do Brasil em Florianópolis. Hoje, entrevistamos Reginaldo Jaques, engenheiro sanitarista, servidor da CASAN.
Publicado 28/07/2008 18:51 | Editado 04/03/2020 17:14
O que te levou a disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Florianópolis?
Com raras exceções, a Câmara Municipal de Florianópolis é muito mal qualificada e repleta de políticos profissionais. Alguns deles envolveram-se recentemente na Operação Moeda Verde. A cidade de Florianópolis tem no ambiente natural a sua história, essência e verdadeira identidade. Minha formação profissional como Engenheiro Sanitarista e Ambiental e Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC, além da atuação em movimentos comunitários me capacitam a legislar e fiscalizar o poder executivo de nossa cidade.
Fale um pouco sobre sua participação na sociedade e seu compromisso com as mudanças sociais.
Sou natural de Florianópolis e morador do Canto da Lagoa. Atuo em movimentos comunitários, ambientais e de saneamento. No movimento comunitário sou vice-presidente da Associação de Moradores do Canto da Lagoa – AMOCANTO e Representante suplente do Núcleo Distrital da Lagoa da Conceição no Plano Diretor Participativo de Florianópolis. Na área ambiental e de saneamento sou membro do Movimento SOS Gravatá, presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais – ACESA e engenheiro concursado da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN. Curso jornalismo na Faculdade Estácio de Sá.
Meu histórico de luta comunitária me fez sentir a necessidade de vereadores que tenham o olhar voltado para as comunidades e os interesses da população. Estou engajado na luta em prol da coletividade.
Quais são suas principais propostas?
Pretendo fazer um mandato interativo, ouvindo a população. Com uma atuação forte nas seguintes áreas: comunidade, saneamento e meio ambiente.
Principais propostas:
– Preservação Ambiental
– Transporte Coletivo ágil, de qualidade e com menor custo
– Saneamento público e de qualidade
– Plano Diretor que respeite a vontade popular
– Programa Municipal de Educação Ambiental
– Resgate da Cultural Local
– Apoio às Associações de Moradores
– Esporte comunitário
Quais os principais problemas da cidade, em sua opinião?
Eu vejo a questão ambiental como a mais problemática devido à forte especulação imobiliária. Outro item importante é a falta de saneamento e de planejamento e administração em saneamento. Esses dois problemas são responsáveis pelo verde das matas está virando cinza e o azul do mar está virando cinza.
Não poderia deixar de destacar o problema do transito, pois a cidade é pensada para os automóveis. Há necessidade urgente de um transporte coletivo ágil e de qualidade, integrando a região metropolitana por terra e pelo mar.
Uma mensagem final para os cidadãos e cidadãs da capital.
Considero-me preparado para contribuir na mudança da cidade de Florianópolis. Você que ama Floripa, tem no meu nome uma opção com formação, ética e luta. O poder de mudança está em nossas mãos. No dia 5 de outubro você vota e decide como vai ser a gestão da cidade de Florianópolis nos próximos 4 anos. Vote por uma Floripa de cara nova! Reginaldo Jaques – vereador – 65065, Ângela – prefeita – 65.