Deputados destacam resultados dos partidos nas eleições

Os números são diferentes, mas os deputados dizem estar satisfeitos com avanços de suas agremiações

Terminada as eleições municipais, inclusive o recesso branco, os deputados estaduais retornaram as atividades na Assembléia Legislativa. Nos pronunciamentos, parlamentares do PT, PSDB e PC do B comemoraram o os resultados das suas legendas contabilizando as conquistas tanto nas prefeituras quanto nas Câmaras Municipais pelo Estado.


 


Segundo o deputado Artur Bruno (PT), este ano o resultado das eleições proporcionou uma “ situação interessante, nenhum partido detêm sozinho a hegemonia no Estado”. Fazendo uma comparação, o parlamentar salientou que mesmo o PSDB tendo conquistado 54 municípios no Ceará e o PT apenas 15, as cidades que serão governadas pelos tucanos não são pólos, ou seja, não concentram poder político e econômico, enquanto as conquistadas pelo PT são prefeituras de peso, como Juazeiro do Norte.


 


Tucanos


 


Para o líder do PSDB na Assembléia Legislativa, deputado João Jaime, o seu partido não saiu enfraquecido nessas eleições como previu alguns comentaristas políticos. Na sua opinião, nessa disputa, a bancada do PSDB sairá mais fortalecida e preparada para o pleito de 2010.


 


Jaime declarou que o senador Tasso Jereissati teve influência significativa. “Fizemos uma avaliação preliminar entre os candidatos que foram apoiados pelo senador Tasso, nosso líder maior, e verificamos que elegemos 75 prefeitos do PSDB ou de partidos com ligação muito forte com as origens tassistas no Estado do Ceará´.


 


Outro que também comemorou as conquistas de seu partido foi o deputado Lula Morais (PC do B). Ele afirma que a sua sigla elegeu cinco prefeitos no interior do Ceará nas cidades de Crateús, Maranguape, Graça, Jucás e Potengi, e nas Câmaras Municipais o número de vereadores comunistas passou de 11 para 54.