Guarulhos terá 2º turno entre PT e PSDB; PCdoB reelege Luiza Cordeiro

O quadro político em Guarulhos passa a ter um novo cenário: sai de cena o PV de Jôvino Cândido e entra o PSDB de Carlos Roberto, que surpreendeu na reta final. O PT até a última sexta-feira tinha pesquisas que apontavam vitória logo no 1º Turno, além de f

No domingo pela manhã o jornal “Guarulhos Hoje” já apontava que a decisão seria entre tucanos e petistas. Pesquisa internas do próprio tucano apontavam também o crescimento de outras legendas que apresentaram candidatos a prefeito. O PT, nesse cenário, conseguiu atingir 268.211 mil votos(47,22%) e acabou elegendo 8 vereadores. O PSDB, por sua vez, atingiu 134.667 mil votos e elegeu 3 vereadores.


 


A disputa em Guarulhos no 2º turno promete ser acirrada, inclusive devido as críticas que o governo petista recebeu durante os debates. O PSDB deverá ter apoio do PMDB, PV,PPS e DEM, já que essas siglas elegeram vereadores e prometem ser oposição na cidade.  Segundo Toninho Messias, vice de Carlos Roberto, em entrevista para o “ALERTA GUARULHOS”, o PSDB vai fazer na cidade o mesmo que Gilberto Kassab fez com Marta em São Paulo.


 


“Estamos crescendo e temos chance de vitória, principalmente com os apoios que virão de partidos da cidade e da direção nacional do PSDB, que sabem da importância  estratégica de vencer em Guarulhos pensando na corrida presidencial, em 2010” disse.  Já os petistas acreditam que a vitória será ainda mais fácil devido a vantagem que o PT tem de mais de 134 mil votos de diferença. 


 


PCdoB reelege Luiza Cordeiro e demonstra força


 


O PCdoB, seguindo a tática de ousadia, disputou a prefeitura de Guarulhos, em coligação com o PDT, com muita determinação e coragem. Não faltaram disposição e esforço do candidato Adílson Valente que percorreu o município apresentando as propostas e os projetos do PCdoB para a cidade.


 


A coligação ficou em 7º lugar, obtendo 1,47% e perfazendo um total de 8.360 votos. Já os candidatos do PCdoB atingiram 16.628 votos e a legenda obteu 785 votos, somando 17.413 sufrágios. A coligação atingiu 23.072 votos. O PCdoB, que em 2004 obteve 16.322 votos, aumentou sua votação. A legenda também teve crescimento, saindo de 580 para 785 votos.


 


Nessa disputa o PCdoB conseguiu o mesmo resultado que em 2004, elegendo apenas um vereador. No entanto, dessa vez o suplente – Chicão, da região de Cumbica – passa a ser do próprio partido.


 


De Guarulhos, Auriel Filho