Em sessão especial no Senado, Inácio destaca ações na área de Educação

O Senador Inácio Arruda prestou homenagem aos professores pela passagem de sua data comemorativa durante sessão especial que o Senado realizou na última quarta-feira (15), dedicada à homenagear também as crianças.

Inácio destacou as realizações do Governo atual que, em um curto período de oito anos, criou mais de duzentas escolas técnicas, o dobro do que foi realizado até então em cem anos de história do ensino técnico. O Senador também mencionou outras conquistas importantes para o setor, como o piso salarial dos professores, a construção e os equipamentos das novas escolas técnicas federais e a expansão das universidades para o interior do País: “É uma vitória que estamos conseguindo e temos que pressionar as autoridades econômicas para manterem o País no ritmo do crescimento, do desenvolvimento, porque isso tem dado a oportunidade de melhorarmos os salários dos professores, aumentarmos o número de escolas de ensino fundamental, de formação técnica e expandirmos a universidade”, afirmou.


 
Ele criticou a postura daqueles que consideram os investimentos realizados pelo Governo como “gastança”: “Não podemos aceitar esse discurso que aumentar o salário dos professores, aumentar o número de escolas técnicas, aumentar o número de universidades significa gastança. Isso não é gastança, isso é estar, mesmo em um momento de crise, investindo numa saída melhor para o povo brasileiro. Não devemos aceitar que se faça esse discurso para cortar os recursos orçamentários, exatamente naquilo que mais interessa à cidadania do nosso povo”, alertou.



O Senador lembrou que a educação no Brasil por muito tempo só foi acessível a um número muito pequeno de pessoas e que hoje, quando se busca universalizar a educação no País, surgem outros desafios para serem enfrentados: “Até os anos 60 a escola era para muito poucos. E, praticamente, os professores tinham dedicação exclusiva, só àquela turma, àquela escola, porque tinha pouca gente para cuidar. O professor não ficava saltitando – de manhã numa escola municipal, à tarde numa estadual, à noite numa particular e nos finais de semana ainda ia a algum cursinho para fazer concurso para alguma repartição pública ou vestibular para as universidades”, alertou.



Durante a homenagem, Inácio fez ainda uma menção especial a seu primeiro professor, José Duartes Pinheiro, o Zequinha, com quem estudou em Dias Macedo, bairro muito pobre da periferia de Fortaleza. “Toda a sua vida foi dedicada à educação, quase exclusivamente; não fez outra coisa na vida, senão se dedicar a formar as pessoas, a cuidar das pessoas, a fazer com que elas compreendessem o que era a sua comunidade, o seu bairro, o seu Estado”.


 


Fonte: Ass. Imprensa – Senador Inácio Arruda