Leonardo Quintão: vou dobrar os recursos do Orçamento Participativo

Em entrevista ao jornal O TEMPO, o candidato do PMDB a Prefeitura de Belo Horizonte afirma que vai dar continuidade aos projetos iniciados por Patrus Ananias e Célio de Castro. “Eu irei governar com os segmentos do Partido dos Trabalhadores, com
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Transferência da rodoviária

Eu não vou deixar a rodoviária ir para o Calafate. A rodoviária não traz trânsito para o centro. Ela inclusive não está sendo utilizada na sua totalidade – menos de 90%, 83% – e ainda cabe ônibus lá. Qual é a proposta que veio até a mim e eu acolhi: três médios terminais rodoviários no anel rodoviário. Um na saída do Rio de Janeiro, um na saída São Paulo/ Brasília e um na saída do Leste mineiro/Espírito Santo e permanece a atual rodoviária. Vamos criar também novas linhas de ônibus que interliguem esses terminais e linha dos bairros aos novos terminais. Existem lá (nos locais onde serão construídos os terminais) terrenos de médio e pequeno portes que podem ser desapropriados. E podem ser feitas também concessões desses pequenos terminais. E não fui eu que falei isso não. Foi a sociedade que trouxe isso para mim.

Poluição visual (outdoors)

As associações e sindicatos dos outdoors querem é uma legislação pertinente. Porque tendo uma legislação pertinente, as placas reduziriam pela metade. Com isso, o preço da publicidade aumenta e isso será bom para as empresas. Eles inclusive me mostraram a legislação de outras cidades e eu assumi o compromisso de, caso eleito, criarumalegislação que atenda as pessoas de Belo Horizonte. Mas, o que não pode acontecer é o problema das placas clandestinas. Eles querem ajudar a prefeitura, fazem as denúncias e a prefeitura não vai lá tirar a placa clandestina. Então, isso nós temos que fazer, fiscalizar e tirar as placas clandestinas.

Controle da emissão de poluentes

A região metropolitana prevê diesel metropolitano e isso infelizmente nunca aconteceu em Belo Horizonte. O Rio de Janeiro saiu na frente, a Petrobras colocou medidores do ar. O que nós precisamos fazer, a prefeitura deve exigir que a Petrobras traga para cá o diesel metropolitano e isso é uma briga grande. O diesel metropolitano tem menos enxofre e menos poluentes. Precisa medir isso sim e a prefeitura deve fiscalizar e eu não sei se a prefeitura tem equipamentos para medir essa emissão. Mas isso tem que ser feito e eu estou muito disposto a fazer.

Obras e projetos

As obras são importantes, mas as pessoas são mais importantes. Eu vou continuar todas as obras e os bons projetos: o Vila Viva, que são recursos do governo federal, o Orçamento Participativo, que eu nem vou mudar de nome. A proposta é dobrar o Orçamento Participativo, que é uma conquista do povo brasileiro. Todos os bons projetos iniciados por Patrus Ananias e Célio de Castro eu vou continuar. E digo mais: Patrus vai votar no Leonardo Quintão, o ministro Luiz Dulci vai votar no Leonardo Quintão e a família toda do Célio de Castro já declarou que vai votar em Leonardo Quintão.

Governo

Eu irei governar com os segmentos do Partido dos Trabalhadores, com outros partidos também, e vou assumir o compromisso de ter no meu governo um conselho igual ao que o presidente Lula criou umgoverno de coalizão – o Conselho Político Permanente -, onde vou debater constantemente com todos os partidos para estabelecer metas de governo, discutir questões internas de governo e dialogar com a sociedade civil organizada e com os servidores públicos também.Oconselho político deu certo para o Lula, certamente vai dar certo para o Leonardo Quintão.

Emprego e capacitação profissional

Belo Horizonte tem vocação de comércio e serviço, 85% do PIB de Belo Horizonte é comércio e serviço. Então eu assumi um compromisso e vamos unificar o atendimento da prefeitura, então o pequeno, médio e grande empresário que presta serviço em BH vai ter a sua vida facilitada. Nós vamos sentar e discutir novamente toda a cobrança de taxa do pequeno e médio empresário. As empresas há dez anos pagavam em média R$ 80, R$ 90, hoje, pagam em média R$ 1.000 de taxa para a prefeitura. Belo Horizonte, para ser competitiva, precisa ter impostos, no mínimo, concorrentes com a região metropolitana, principalmente para o comércio e as empresas prestadoras de serviço. Outra coisa: dentro domeuplano de governo eu vou estar investindo anualmente 1% do orçamento em capacitação do trabalhador.

Segurança Pública

Eu irei permanecer com a guarda patrimonial municipal, mas eu vou inovar: nós vamos dar maior mobilidade à guarda municipal, comprar mais veículos, principalmente motos. Vamos pedir ajuda das associações de bairro e ver onde os guardas municipais moram, daí deixar eles trabalharem nas suas comunidades e deixar as associações e comerciantes saberem que é aquele o guarda municipal, para que eles participem mais da comunidade.

Trânsito

Todos os dias são vendidos milhares de carros em Belo Horizonte, a frota dobrou nesses últimos anos. Se você parar para pensar, solução não existe não. A solução é dar condições para o cidadão deixar o carro em casa. Mas o que motivaria a pessoa a deixar o seu carro em casa e pegar o transporte público? Ometrô, linha bairro-abairro, expandir o táxi-lotação. Corredor metropolitano não dá para fazeremBelo Horizonte. Na avenida Amazonas não dá para fazer – lá é muito estreito. Na Cristiano Machado e na Antônio Carlos da mesma maneira. Então a gente tem que lutar é pelo metrô.

Publicado no dia 19/10/2008