Animação: Aperipê TV divulga novo projeto de fomento à produção
Para estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação, o Ministério da Cultura lançou o I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – AnimaTV. O Programa Nacional foi divulgado no dia 10 de outubro duran
Publicado 19/10/2008 17:50 | Editado 04/03/2020 17:20
A Aperipê TV foi representada pelo diretor de Marketing da Fundação Aperipê, Werden Tavares, na mesa de lançamento do Programa. Na ocasião, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sílvio Da-Rin, falou sobre as políticas de incentivo à animação dentro da secretaria de audiovisual, das parcerias de co-produção e capacitação de animadores entre Brasil e Canadá e da previsão de investimentos em animação.
Segundo Werden Tavares, iniciativas como essa sempre serão apoiadas pela Aperipê TV, que tem como objetivo e missão produzir e exibir conteúdos de qualidade, voltados para a cultura e informação do cidadão. “Um programa como o AnimaTV movimenta milhões de reais da indústria cultural brasileira, dá oportunidade de emprego para muitos profissionais da área e incentiva a produção de conteúdos de alta qualidade e criatividade. A Aperipê TV, assim como as outras emissoras que compõem a Rede Pública de Televisão, irá participar do AnimaTV divulgando as séries produzidas pelo edital e incentivando a capacitação local na produção e realização dos projetos”, assegurou Werden.
Além de estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de Animação a partir da sistematização de ações que visam a geração de projetos de série de animação em diversos pontos do Brasil, o programa AnimaTV tem como objetivos a realização de ações regionais de capacitação que reforcem a cultura da série de animação para a televisão; a articulação de um circuito nacional de teledifusão de animação brasileira; a dinamização da produção entre estúdios no território nacional; e a inserção da animação brasileira no mercado internacional.
O programa é realizado na extensão do Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão, e do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura. Prevendo selecionar projetos de série de animação que contemplem tanto o potencial de geração de audiência dos públicos telespectadores, quanto o de co-produção nacional e internacional, o AnimaTV divide-se em duas etapas de seleção e premiação.
O AnimaTV é uma realização das Secretarias do Audiovisual (SAV) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) / TV Brasil, Fundação Padre Anchieta (FBA) / TV Cultura e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
AnimaTV
Na primeira etapa do programa serão premiados 18 projetos de série de animação para o público infanto-juvenil com um contrato de co-produção no valor de R$110 mil reais, para a realização de um episódio-piloto de 11 minutos e o desenvolvimento do Projeto Completo da Série de Animação (denominado internacionalmente como bible). Além disso, os episódios-piloto terão teledifusão nacional em Redes Públicas de televisão, e a participação do autor do projeto e seu respectivo produtor na Oficina para Desenvolvimento de Projetos ANIMATV, que reunirá os 18 vencedores da primeira etapa com quatro renomados especialistas do mercado internacional de Animação para debate e aperfeiçoamento dos projetos, antes do início da produção dos Projetos Completos de Série de Animação e Episódios-Piloto.
A segunda etapa de seleção será realizada após a exibição dos 18 episódios-piloto da Série AnimaTV em Rede Pública de Televisão. Durante a veiculação serão feitas Pesquisas Qualitativas e Quantitativas de receptividade do público aos pilotos apresentados. As pesquisas também balizarão a decisão da Comissão de Seleção na segunda etapa, que premiará dois dos 18 projetos com um contrato de co-produção no valor de R$ 950 mil para a produção de mais 12 episódios de 11 minutos, e a Teledifusão nacional da série em Rede Pública de Televisão.
O AnimaTV realizará, ainda, Oficinas para Formatação de Projetos, que terão como objetivo promover o desenvolvimento dos pré-projetos a partir do formato do Programa. A medida gera oportunidade para a discussão de séries clássicas e contemporâneas de Animação, além de propor a discussão técnica e estética dos caminhos possíveis para o escopo proposto. Mais informações sobre o Regulamento do Programa no site animatv.cultura.gov.br.