Ex-jogador de futebol diz conhecer 12 atletas gays
O ex-jogador de futebol Paul Elliott disse, durante um fórum sobre homofobia no futebol, que conhece 12 jogadores de carreira que são gays. A declaração foi feita durante o fórum “Homofobia: o Fim do Tabu no Futebol” realizado pela Associação de Futebo
Publicado 22/10/2008 17:04
Elliott jogou no escocês Celtic e nos ingleses Chelsea e Aston Villa durante seus 12 anos de carreira e atualmente trabalha como consultor da Comissão para a Igualdade e Direitos Humanos.
Ele disse também que esses jogadores gays não se assumem porque têm muito medo da reação dos fãs. A declaração do ex-jogador coincide com o lançamento de uma campanha para combater o preconceito no universo futebolístico.
A iniciativa foi lançada pelo grupo Kick It Out e vai reuir jogadores profissionais que participarão de debates em escolas, universidades e centros comunitários.
Mais de mil eventos e atividades estão programados. O ativista dos direitos humanos na Inglaterra, Peter Tatchell, disse que pleneja fazer um vídeo contra a homofobia com 12 jogadores heterossexuais para ser exibido na MTV.
O jogador Justin Fashanu foi o único jogador profissional de futebol até o momento a assumir sua homossexualidade publicamente no país. Ele deixou os campos em 1990 e se matou oito anos depois.
Fonte: Portal Athos (www.athos.com.br)