Conselho eleitoral venezuelano faz simulação
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela terminou os preparativos para levar adiante, com êxito, em todo o país a simulação da próxima eleição. Essa iniciativa possibilitará ajustar os mecanismos com vistas às eleições regionais do próximo dia
Publicado 25/10/2008 22:09
A vice-presidenta do CNE, Janeth Hernández, indicou ontem que durante a prova deste domingo a entidade eleitoral ativará três mil centros de votação.
Ressaltou que desse número, 52 disporão de toda a plataforma tecnológica e força humana como está previsto para o desenvolvimento dos mencionados votos.
A inícios desta semana, aproximadamente quatro mil 500 servidores públicos começaram em mais de mil pontos a informar sobre os procedimentos da votação e a necessidade de ir às urnas como direito universal de cada cidadão.
Shoppings, estações de Metro e outros lugares de grande presença de pessoas são as sedes destas jornadas nas quais se entrega material didático sobre as eleições.
A habilitação de mil 500 máquinas de votação favorece o contato do povo com a tecnologia eleitoral, pois de acordo com dados oficiais só em 60 recintos do país o voto será manual.
Ao redor de 17 milhões de venezuelanos estão convocados para selecionar 22 governadores, 328 prefeitos, 233 membros de conselhos legislativos, 13 vereadores ao Cabildo Metropolitano de Caracas e sete à Prefeitura Metropolitana de Alto Apure.
O estado do Amazonas não elege governador pois passou a ser considerado como tal em 1992 quando decorria o período presidencial 1989-1993, o que mantém defasado seu ciclo eleitoral em relação ao resto do país.