Nações Unidas abrem Fórum Urbano Mundial
Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, UN-Habitat, indica que em 2058, dois terços da população mundial estará vivendo em cidades.
Publicado 03/11/2008 20:47
As Nações Unidas iniciaram, nesta segunda-feira (3), a 4ª sessão do Fórum Urbano Mundial, em Nanquim, na China.
O evento têm como objetivo avaliar questões como a urbanização crescente e suas conseqüências sobre comunidades, cidades, economias e políticas. E desenvolver propostas de ação para a criação de cidades sustentáveis.
Pobreza Urbana
O encontro reúne especialistas em urbanização e representantes de organizações não-governamentais, governos, autoridades locais e associações nacionais e internacionais.
Segundo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, UN-Habitat, a previsão é de que em 2058, dois terços da população mundial estará vivendo em cidades.
Ainda nesta segunda-feira a diretora-executiva do UN-Habitat, Anna Tibaijuka destacou que a atual crise financeira mundial ameaça os acordos de diminuição da pobreza nas cidades e que os governos precisam manter o compromisso com as Metas do Milênio da ONU.
Desafios
De acordo com a agência, os maiores desafios são minimizar a pobreza nas cidades, melhorar o acesso a serviços básicos como abrigo, água limpa e saneamento e alcançar um desenvolvimento e crescimento urbano sustentável.
Atendendo ao pedido do UN-Habitat, o primeiro ministro de Bahrain, Khalifa Bin Salman Al Khalifa, informou que o país irá lançar um concurso para incentivar idéias sobre desenvolvimento urbano e premiar as melhores práticas de planejamento das cidades no mundo.
O evento, que acontece a cada dois anos, termina em 6 de novembro.