CNPq financiará pesquisas do RS sobre células-tronco

O reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto, e a pesquisadora Nance Beyer Nardi, da Ulbra, são autores de dois dos 49 projetos de pesquisa de células-tronco embrionárias e adultas que receberão aporte financeiro de R$ 10 milhões do Conselho Nacional de D

Os recursos serão distribuídos entre os selecionados para custear dois anos de estudos. Este é o segundo lote de estudos com incentivo do CNPq, desde que as pesquisas com células de embriões foram autorizadas pela Lei de Biosseguranca, em 2005. O diretor de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Lima Reis, destacou a qualidade dos projetos: 'As propostas estavam muito melhor estruturadas dessa vez'.


 



A lista divulgada pelo CNPq não inclui a descrição dos projetos. O resultado causou descontentamentos, como no caso do neurocientista Stevens Rehen, da UFRJ, cujo projeto não foi selecionado. Com vasta experiência no tema, ele ajudou a criar a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas no Brasil. 'Ironicamente, estou fornecendo células para três projetos que foram aprovados', afirmou o pesquisador.


 


FONTE: C Povo Net