Alerj aprova relatório final da CPI das Milícias
No dia 16, foi aprovado na Alerj o relatório final da CPI que investigou a atuação das milícias no Estado do Rio. Por 38 votos a 14, o plenário da Casa aprovou a proposta do deputado Dica (PMDB) para a retirada do nome do vereador Chiquinho Grandão (PTB),
Publicado 17/12/2008 20:05 | Editado 04/03/2020 17:05
Outra proposta apresentada durante a votação do relatório foi a desmilitarização do Corpo de Bombeiros – mantida com um placar de 30 a 25 – e a tipificação dos crimes de curral eleitoral e de milícia, esta última depende de iniciativa federal.
A aprovação do texto sugere o indiciamento de 225 pessoas. Entre as principais propostas do relatório estão a criação de uma Câmara de Repressão ao Crime Organizado; a implementação legal e efetiva de plano de carreira e melhores salários dos policiais e demais profissionais de segurança pública; criação de conselhos éticos nas Câmaras de Vereadores; e o controle e fiscalização dos centros sociais/comunitários.
O relatório vários órgãos públicos, entre eles o Congresso Nacional, o Governo do estado, a Prefeitura, Secretaria estadual de Segurança Pública, Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Federal e Tribunal Regional Eleitoral.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira