Supermercado é condenado por descumprir direitos trabalhistas
O supermercado Sendas – empresa integrante do Grupo Pão de Açúcar – foi condenado ao pagamento de multa por descumprir direitos trabalhistas. Os trabalhadores eram submetidos a excessiva jornada de trabalho, sem intervalo regular para descanso e refeição,
Publicado 17/12/2008 20:18 | Editado 04/03/2020 17:05
Na ação, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, a juíza da 35ª Vara do Trabalho, Patrícia Pellegrini Baptista da Silva, determinou que a empresa regularize a situação dos trabalhadores sob pena de multa de R$ 250 por cada trabalhador encontrado em situação irregular. A decisão é válida para todas as filiais Sendas do Rio de Janeiro.
Entre os pedidos do MPT acolhidos pela juíza estão: concessão de descanso intra-jornada de uma hora, férias dentro do respectivo período, repouso semanal, preferencialmente aos domingos, não prorrogação da jornada daqueles que trabalham em ambiente insalubre, fornecimento de equipamentos de segurança necessários à proteção individual e pagamento de salários em dia.
Segundo a juíza, o supermercado, “no dia a dia, ignora totalmente a legislação trabalhista vigente, explorando, de forma desmedida, seus empregados, o que caracteriza, não só o desrespeito ao direito individual de cada um, mas também enorme dano à coletividade, uma vez que sua prática atinge toda a sociedade que se vê diminuída em frente ao poderio dos detentores do capital”.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira