Manifestantes protestam contra demissões na sede da Vale no Rio
No mesmo dia (19) em que o IBGE divulgou que a taxa de desemprego se manteve estável em novembro, manifestantes realizaram um protesto contra demissões na Vale do Rio Doce. O ato aconteceu em frente à sede da empresa, na Avenida Graça Aranha, centro do Ri
Publicado 19/12/2008 19:12 | Editado 04/03/2020 17:05
Cerca de 150 manifestantes acenderam velas, colaram marca de pé nas nádegas e espalharam 1.000 bonecos de bebês com umas das mãos levantadas, como se estivessem pedindo dinheiro.
No começo do mês de dezembro, o presidente Lula cobrou do presidente da Vale, Roger Agnelli, o motivo das demissões. “Liguei para Roger e perguntei: por que você mandou 1.300 trabalhadores embora? Qual é a crise?”, disse o presidente Lula.
Desemprego estável
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do País ficou em 7,6% em novembro, praticamente estável na comparação com outubro (7,5%).
A pesquisa do IBGE coleta dados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), a população ocupada nestas regiões (22,1 milhões de pessoas) “também não apresentou alteração em relação a outubro”.
O contingente de desocupados (1,8 milhão) também ficou estável na comparação do resultado de novembro com outubro, mas caiu 6,1% na comparação com o mesmo mês de 2007.