CPI constata descaso da Barcas S.A com as obras no píer da estação Paquetá

A empresa Barcas S.A liberou o embarque e o desembarque na estação de Paquetá sem que houvesse qualquer teste de carga e sem que as obras de recuperação da estrutura do píer tenham sido concluídas. Foi o que verificou a CPI da Assembléia Legislativa do Ri

O presidente da CPI, deputado Gilberto Palmares (PT), visitou o local no dia 19 acompanhado por dois fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ). “É uma irresponsabilidade da concessionária, que quis impedir que fizéssemos esta fiscalização”, disse Palmares, informando que, a partir de 5 de janeiro, vai funcionar, através do número 0800 282 5888, o Disque Barcas.



O deputado verificou que, embora as obras na rampa estejam em andamento, os problemas no ancoradouro são ainda maiores. Há estacas de sustentação com as ferragens totalmente corroídas e madeiras apodrecidas e quebradas. Durante três semanas após o acidente, ocorrido em 25 de novembro e que deixou 25 pessoas feridas, o embarque e o desembarque eram feitos num píer improvisado, projetado para suportar peso, mas não a carga e o choque constante da embarcação com as estacas de concreto. “A solução inadequada, além de deixar um espaço grande entre a barca e o cais, causando risco de quedas na água durante a subida e descida dos passageiros, provocou a quebra de parte da mureta do píer por causa do impacto constante”, explicou o parlamentar.



Sobre a tentativa da Barcas S.A de impedir a fiscalização dos agentes do Crea, Palmares protestou: “A advogada da Barcas alegava que, por se tratar de uma empresa privada, a fiscalização só poderia ocorrer com a autorização da empresa. Só que se trata de uma concessionária de serviços públicos que tem a obrigação de prestar contas à sociedade e à CPI. Felizmente, a tentativa de obstrução do trabalho da CPI não se concretizou. Vamos aguardar o relatório do Crea e convocar a empresa para que se explique”.



A CPI das Barcas não fará reuniões durante o recesso parlamentar, mas colocará à disposição da população dois canais para denúncias e sugestões: o e-mail cpibarcas@alerj.rj.gov.br e o Disque Barcas, que atenderá de segunda a sexta, das 10h às 17h.