Patativa e os vôos da literatura

No ano do centenário de Patativa do Assaré, série de livros deve recuperar memória literária do Ceará

Machado de Assis foi a grande vedete do mercado literário de 2008. Este ano, que deve ficar sob os holofotes é o poeta cearense Patativa do Assaré (1909 – 2002), que chegaria aos 100 anos em março.


 


As homenagens póstumas ao poeta sertanejo já começaram. Espera-se que, em meio ao oba-oba, nos cheguem algumas obras críticas e consistentes. As edições que terão Patativa por tema são apenas uma pequena parcela do que se deverá ver nas livrarias.


 


Alguns projetos de publicação para 2009 já estão bem adiantados. O escritor Pedro Salgueiro, por iniciativa própria, está deixando a pena descansar enquanto se concentra no que será um panorama do conto fantástico cearense. “Venho pesquisando para o livro há quatro anos. Este ano, espero, pelo menos, terminar a organização. São mais de 100 autores, desde Emília de Freitas e Oliveira Paiva, até alguns inéditos”, revela.


 


Publicar também é a intenção da Secretaria da Cultura do Estado. Entre outras ações voltadas para a leitura (caso da volta das feiras regionais do livro e os editais de fomento ao setor), a secretaria deve apostar numa coleção própria – “Nossa Cultura”. “Esperamos publicar até o final do ano 22 livros”, conta Jorge Pieiro, coordenador de Políticas e de Acervos do Livro da Secult. A coleção abrangerá desde textos de autores latino-americanos, obras clássicas e ensaios inéditos de autores cearenses ou que escreveram sobre a cultura do Estado.


 


Segundo a livreira Mileide Flores, o balanço de 2008 foi favorável. “A gente percebe que a procura pelo livro aumentou”, conta. De acordo com dados da Associação Nacional de Livrarias, o segmento Livreiro cresceu, em média, 10,46%, neste ano. Mileide acredita que uma nova posição do setor tenha contribuído para o crescimento. Na Bienal do Livro, aconteceu um encontro de representantes de livrarias em todo o Nordeste. “Já estamos nos articulando para que um novo encontro aconteça, já no começo de 2009”, disse.