Arthur Moreira Lima encanta Sobral

O pianista não apenas tocou, mas interagiu com a platéia, falando sobre os autores

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, o pianista Arthur Moreira Lima se apresentou, na noite de ontem, na Bouleverd do Arco, em Sobral. A apresentação encerrou o roteiro do músico pelo País, no Projeto “Um Piano pela Estrada – Brasil Sertões”, patrocinado pelo Governo Federal e implementado, em Sobral, pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes, cujo objetivo foi proporcionar gratuitamente música clássica em locais públicos.


 


Moreira Lima — que se projetou internacionalmente no Concurso Chopin, de Varsóvia, laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou) — ofereceu o melhor das músicas universal e brasileira a uma população que dificilmente tem acesso a esse tipo de música. Foi a chance do sobralense prestigiar clássicos de Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla. O pianista não apenas tocou, mas também interagiu com a platéia, falando sobre os autores, suas singularidades e inspirações.


 


“Um piano pela estrada” é um projeto pioneiro, idealizado pelo próprio Moreira Lima. Ele criou o “caminhão-teatro” como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. O “caminhão-teatro” passou por mais de 60 cidades, só em 2008, sendo palco de concertos em estados nordestinos, como o Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.