Divulgada seleção das finalistas do Festival de Marchinhas Lauro Maia

A Associação do Bairro Ellery divulgou na manhã desta sexta-feira (16) o resultado da seleção das doze músicas classificadas que disputarão a finalíssima do I Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia. A comissão julgadora, responsável pela seleç

Para Aguinaldo Aguiar, membro da comissão organizadora do concurso, a repercussão do festival foi positiva. “O concurso tomou um volume que não imaginávamos. As mais de 60 músicas inscritas mostram o vazio que a cidade vive não só de concursos de marchinhas mas também dos festivais que movimentam a cidade”, disse. Aguinaldo afirma ainda que, apesar das dificuldades e da falta de divulgação, o Festival Lauro Maia é prova de que se pode sim organizar festivais com qualidade.


 


A comissão organizadora comemora o sucesso do festival e informa uma novidade. Os doze finalistas do Festival de Marchinhas Lauro Maia irão se apresentar no Theatro José de Alencar. O anúncio foi feito pessoalmente pela diretora do TJA, jornalista Izabel Gurgel, em conversa com Aguinaldo Aguiar, da comissão organizadora do concurso, na manhã desta quinta-feira (15). Serão duas apresentações, dias 6 e 13, às sextas-feiras, de 18 às 19 horas. Os finalistas farão a abertura do show de Fhátima Santos, dentro da temporada ''Esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros'', do Projeto Sexta de Música no Theatro.


 


A próxima fase do concurso serão os ensaios. A comissão organizadora vai agendar com cada autor de marchinha a data para o ensaio das músicas, que ocorre no período de 19 a 22 de janeiro.


 


Confira as canções selecionadas (em ordem alfabética)


 


– A lei seca (Tião Simpatia)
– Antigos carnavais (Maria Ivete da Silva Barros)
– Cara de pau (Joaquim Ernesto e Newton Fortaleza)
– É ou não é (José Maria Pereira)
– Eterno folião (Paulo Gomes)
– Lá vem o bloco (Virgílio César Aires de Freitas)
– Muriçoca do canal (Fernando Nascimento e Dulce Fátima)
– Patroa (J. Pinto e Tinôco)
– Quero me casar contigo (José Alves Braúna)
– Sinfonia da cor (Messias Braga Batalha de Sousa)
– Urubu encantado (João Batista, Jonson Soares e Everardo Viana)
– Viver e sonhar (Catherine Furtado e Inês Mapurunga)



Comissão julgadora


 


– Cale Alencar, músico, produtor, pesquisador, coordenador do Maracatu Nação Fortaleza.


 


– Juracy Mendonça, músico, jornalista, editor do Jornal do Parque Araxá.


 


– Nelson Augusto, jornalista, comunicador da Rádio Universitária FM, produtor, editor do site cultural www.nelsons.com.br.


 


– Tony de Sales, comunicador, integrante da Crônica Carnavalesca do Ceará.


 


– Wladisia Mesquita, fundadora de vários blocos da cidade, produtora cultural, integrante da equipe da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).



De Fortaleza,
Carolina Campos



Fonte: Site Bairro Ellery