Argentina e Cuba firmam 11 novos acordos de cooperação
A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, foi recebida em Havana nesta segunda-feira (19) pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, com quem reforçou as relações bilaterais com a assinatura de 11 acordos de cooperação.
Publicado 20/01/2009 14:04
Nesta terça-feira, Cristina – que realiza a primeira visita de um chefe de governo de seu país a Cuba em 23 anos – será recebida pelo presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, e participará de um seminário empresarial cubano-argentino. Depois, fará uma conferência na Aula Magna da Universidade de Havana.
Os acordos foram assinados após uma reunião oficial no Palácio da Revolução. Um deles prevê a criação do centro binacional argentino-cubano de biotecnologia, aplicado ao desenvolvimento de medicamentos e vacinas, segundo informou a agência Prensa Latina.
Outro estabelece a supressão recíproca da solicitação de vistos em passaportes diplomáticos, oficiais e de serviços, excluindo cidadãos que viagem por interesses particulares. Os demais compreendem as áreas da saúde, produção de medicamentos, energia, segurança no trabalho e comércio.
Foram assinados também memorandos de cooperação para o uso pacífico de energia nuclear, para a produção conjunta de medicamentos, assistência humanitária e prevenção a catástrofes, política de empregos, segurança ocupacional e fixação de posições na Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.
No início de sua visita oficial, a presidente, que chegou domingo em Havana, realizou uma homenagem ao herói nacional José Martí, depositando uma oferenda floral em seu túmulo, e visitou o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.
No livro de visitas da entidade, Cristina escreveu: “Cuba deve sentir orgulho de ter elevado a saúde pública ao objetivo estrutural de seu desenvolvimento social e político”.
Paralelamente, empresários argentinos e cubanos iniciaram uma rodada de negociações para aumentar a troca comercial e incentivar investimentos e transferência de tecnologia entre os dois países.
Além do empresariado, acompanham a presidente o chanceler Jorge Taiana e o ministro do Planejamento, Julio De Vido, outros ministros e parlamentares.
A visita de Cristina terminará na quarta-feira com um encontro com estudantes argentinos na Escola Latino-Americana de Ciências Médicas (ELAM), nas proximidades de Havana.
Sua agenda não inclui reuniões com opositores cubanos, considerados ilegais pelas autoridades do país e que haviam solicitado um encontro com a presidente antes do início da viagem.
Fonte: Ansa Latina