Agentes realizam mutirão de combate à dengue em bairros da SER I

É hora de prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Ontem, houve mutirão de combate ao Aedes aegypti. No bairro Ellery, agentes de limpeza coletaram lixo

Copos descartáveis, sacos plásticos, coco, lixo jogado em locais inapropriados, tudo o que favorecia a proliferação do mosquito da dengue foi recolhido de algumas das vias do bairro Ellery, na Secretaria Executiva Regional (SER) I, na manhã deste sábado. Com a aproximação da quadra chuvosa, a palavra de ordem é prevenir. Nas demais regionais, foram realizadas várias ações de combate à dengue das 8 horas ao meio-dia. Além da ação do Município, a contribuição da população é fundamental.


 


De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2008 Fortaleza registrou 0,47% de infestação predial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 1%. No entanto, a SMS destaca que a situação é de alerta máximo, pois com a chegada das chuvas o quadro tende a mudar. “É necessária a união de todos para que os depósitos e locais onde de se acumula água sejam tratados ou eliminados imediatamente”, destaca o órgão.


 


A ação foi realizada pela SMS, em parceria com as SERs. De acordo com o coordenador da equipe de limpeza que realizou a operação na Secretaria Executiva Regional (SER) I, Antônio Wellington da Silva, a coleta de lixo saiu da Associação do Bairro Ellery, na rua Almeida Filho, passou pelas avenidas Olavo Bilac, Sargento Hermínio, pelo canal e, por fim, retornou à associação.


 


Ao todo, 14 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) participaram da atividade. “Esse é o primeiro sábado. Todo sábado a gente vai passar por pontos diferentes da SER I”, garantiu. Segundo Silva, a ação começou por causa da aproximação da quadra chuvosa. O acúmulo de lixo nas ruas cria condições favoráveis à proliferação do mosquito da dengue. O ponto mais crítico foi o entorno do canal, onde a população costuma jogar lixo.


 


O piscineiro Damião Ramalho da Silva, 26, defendeu a importância do mutirão no bairro Ellery. Mas para ele, a limpeza do canal também é fundamental. “Esse canal tem muita sujeira. Junta muriçoca demais”, alertou. Para ele, é importante que todos façam sua parte. “Eu trabalho fazendo limpeza de piscinas. Sempre cuido pra não acumular água nas cascatas e pra não deixar a água da piscina esverdear. As pessoas devem também vedar as caixas d’água, não deixar pneus por aí acumulando água…”, disse.


 


Em quase todas as regionais houve algum tipo de atividade voltada para o combate à dengue. Em vários bairros da cidade, houve ações de limpeza, visitas domiciliares e abordagem educativa. O objetivo era mobilizar o maior número de pessoas para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Houve ainda exposição educativa sobre o mosquito transmissor e distribuição de panfletos sobre dengue, visitas domiciliares com afixação de cartazes nos comércios e divulgação com carro de som sobre dengue, sessão de vídeo e distribuição de peixe beta.