Audiovisual sergipano tem espaço garantido na Aperipê TV
“O assunto aqui é audiovisual”. É dessa forma que a atriz sergipana, Diane Veloso, define a mais nova produção da Aperipê TV, o OlhaAí. Com o objetivo de mostrar o crescimento e o talento de quem produz e faz a história do audiovisual sergipano, o Olha
Publicado 07/02/2009 11:36 | Editado 04/03/2020 17:20
O mais novo programa da Aperipê TV estreou na telinha sergipana em 17 de janeiro, e de lá para cá, já abordou temáticas como experimentalismo, arquivos e estréias. Em seu quarto programa, no ar esse sábado, 07, o OlhaAí adentra no mundo dos trabalhos produzidos para conclusão de cursos universitários que utilizam o audiovisual como ferramenta. Os telespectadores do OlhaAí irão assistir a dois curtas sergipanos: Fita Crepe, um vídeo-reportagem dirigido por Renato Mariano, que analisa o papel do produtor dentro dos mais diversos segmentos do audiovisual; e Acorda!, resultado de um exercício de conclusão dos alunos do segundo módulo de audiovisual do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.
De acordo com a apresentadora do programa, Diane Veloso, o OlhaAí possui um grande potencial, já que a cena do audiovisual em Sergipe está em fase de progresso e expansão. “Cinema e audiovisual ainda são novidades para mim, que estou estudando e mergulhando nesse universo a pouco tempo. Mas minha análise do panorama local é positiva. Apesar de está devagar, estamos caminhando para frente. Os novos realizadores devem ter em mente que a produção independente é um caminho trabalhoso, mas que te dá liberdade e espaço para processos criativos em diferentes níveis”, declarou Diane.
Apresentadora nova no pedaço
Quem assistir ao OlhaAí vai ficar com uma sensação de que já conhece a apresentadora, Diane Veloso, de algum lugar. Isso se deve ao fato de Diane já trabalhar na área do entretenimento a mais de 25 anos. “Comecei fazendo teatro amador aos 13 anos, iniciando meus exercícios de atuação em algumas montagens pequenas. Aos 16, formei um grupo de estudos em Alagoas, e quando retornei para Sergipe iniciei um curso semi profissionalizante”, afirmou. A partir daí, a atriz Diane Veloso não parou mais. Em 1996 fez sua primeira montagem, o infantil O Brilhante Mágico, seguido de Quando o Mordomo não é o culpado, e do início do grupo de teatro 'Deu Branco' .
Em 1997, a atriz, junto com amigos, formou o grupo 'Kumpanya dos Duendes', onde montaram a peça Bodas de Sangue, sob a direção do carioca Sidnei Cruz. Em 2000 o grupo se desfez, e foi formado o grupo 'Caixa Cênica', no qual Diane está até hoje. “Além das várias montagens que participei, já fiz muitos esquetes de rua e performances em eventos e instituições. Eu sou atriz. Posso optar pelo que mais gosto, seja teatro, tv, cinema, o que for, mas atriz é atriz até debaixo d'água. Sou apaixonada pela minha profissão e amo tudo o que ela pode me dar: cinema, TV, teatro, rua, palco, infantil, adulto, comédia, drama, tragédia, etc. Desde que eu me sinta apaixonada pelo projeto, com certeza vou me sentir realizada, e desempenhar um ótimo trabalho”, acrescentou.
E que ótimo trabalho. Assim podem dizer os vários atores que já contracenaram com Diane Veloso, entre eles, Babu, Jane Fernandes, Flávio Porto, Luís Carlos Reis, Olga Gutierrez, Andresson Dias, e dos vários grupos de que fez parte ou que trabalhou junto, como o Imbuaça. Além do teatro, Diane já atuou em dois longas-metragens, Orquestra dos Meninos e Senhor do Labirinto, e alguns curtas como AMorrer, Vômito Negro, Influenza, Elipse, Dois, Você quer ou não quer Carmem?, dentre outros.
“Trabalhar na área independente me dá prazeres além do objetivo e pronto. Nós conseguimos experimentar mais, e acabamos construindo famílias, já que na maioria dos casos contamos com apoio de amigos e afins. Tem muita gente bacana fazendo isso, vejo pessoas com uma bagagem teórica muito boa, capaz de realizar trabalhos excelentes. Eu sempre estou muito disposta a ajudar, gosto de estudar, experimentar junto com as pessoas. Tudo pra mim é material de trabalho, de experiencia. E ator é experiência.”, concluiu Diane Veloso.
SERVIÇO
O que: OlhaAí
Quando: Sábados, às 20h30
Onde: Aperipê TV