Manifestação contra atraso de benefícios em Nova Lima

Os servidores da Prefeitura de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) fizeram ontem uma manifestação em frente à sede do município para protestar contra o não-repasse de vale-transporte e vale-refeição, tradicionalmente entregues aos funcio

O protesto aconteceu um dia antes da festa de comemoração de 308 anos do município, que tem cerca de 73 mil habitantes e uma das maiores arrecadações da região metropolitana. A prefeitura tem cerca de cinco mil servidores, entre efetivos e contratados, com média salarial de cerca de R$ 550.


 


De acordo com uma das diretoras do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Lima, Erika Fernandes de Souza Ferreira, todos esses benefícios foram suspensos pela prefeitura sem que houvesse ao menos uma explicação. “A única justificativa que a gente houve é a crise financeira”, Ontem, durante o protesto, os servidores tentaram ser recebidos pelo prefeito, mas não conseguiram. Eles foram recebidos por uma comissão de vereadores que agendou um encontro do prefeito com os servidores na semana que vem, segundo informou o vereador Luciano Gomes (PSL).


 


O secretário de Comunicação da cidade, Djalma Ricardo Júnior, garantiu que os servidores receberão hoje o vale-refeição e o vale-transposte. A cesta de legumes, segundo ele, será regularizada depois da realização de um licitação para os fornecedores do produto. O contrato anterior venceu ano passado e um novo ainda não foi assinado. Segundo ele, o atraso dos outros benefícios ocorreu em função de problemas de caixa do município, que perdeu cerca de 20% de sua arrecadação por causa da crise financeira, que atingiu principalmente a mineração, uma das principais fontes de recurso da cidade. 


 


Por Alessandra Mello, publicado no jornal Estado de Minas, de 05/02/2009