Lopes solicita ao Ministério das Comunicações resposta sobre restrição dos sinais de TVs

A recente restrição à área de cobertura do sinal dessas emissoras de televisão teve repercussão negativa por parte de telespectadores que costumavam ter acesso via antena parabólica, em vários estados brasileiros, e que entraram em contato com o gabinete,

Em pronunciamento realizado na última quinta-feira (05/03), Lopes lamentou as recentes restrições à área de cobertura do sinal da TV Diário, emissora sediada em Fortaleza, que levava para todo o País e parte da América Latina uma programação marcada pela produção local. “Não podemos aceitar esta situação. Exigimos uma resposta com a explicação clara dos motivos que fizeram o sinal ter sido retirado. Não vemos nenhuma justificativa para a privação imposta aos telespectadores de sintonizar o canal que lhes interessa”, defende o comunista.


 


Chico Lopes solicita o retorno do sinal aberto para as parabólicas tanto no caso da TV Diário quanto da Amazon Sat para que o povo volte a se ver na tela e a manter sua identidade mesmo não estando mais em seus estados. “Sinto-me ferido quando centenas de cearenses que moram fora me procuram a espera de respostas. A TV Diário tem uma grande identificação com seu público, principalmente com os cearenses que moram fora. Programas como o Nas Garras da Patrulha e Vaquejada mostram genuinamente as coisas do Ceará”, ressalta.


 


O parlamentar desetaca que a restrição ao sinal das duas emissoras se dá num momento em que o Governo Federal propõe debates sobre a democratização da comunicação no país. “É uma grande contradição a retirada dos sinais justamente no ano que acontecerá a Conferência Nacional de Comunicação, evento que promete marcar época, tanto pelo seu ineditismo quanto pela ênfase na convocação da sociedade brasileira a participar ativamente dessa discussão tão importante”, pondera.


 


Lopes afirma ainda que, dependendo da resposta encaminhada pelo Ministério das Comunicações, ele próprio pretende encabeçar novas ações. “Como representante do povo e telespectador buscarei formas de reverter esta situação. Quero solicitar audiências públicas junto à Comissão de Defesa do Consumidor e até mesmo propor manifestações”, defende.
 
 
Fonte: Ass. Imprensa Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE