Comitê Municipal de Fortaleza homenageia mulheres de destaque com a Comenda Socorro Abreu
Acontece nesta quinta-feira (12) a partir das 19h na sede do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, a entrega da Comenda Socorro Abreu. A solenidade de entrega busca homenageara mulheres com atuação de destaque em suas áreas de atuação. A entrega da c
Publicado 11/03/2009 15:33 | Editado 04/03/2020 16:35
Socorro Abreu foi uma militante comunista que foi assassinada pelo companheiro. O casal estava em disputa pela guarda do filho e ela pretendia se mudar para manter tanto a sua integridade física quanto a do filho. Não teve tempo. Para homenageá-la, o Comitê Municipal de Fortaleza criou, no início desta década, a comenda em seu nome para simbolizar a luta das mulheres. A comenda porém não é voltada apenas para mulheres públicas.
O objetivo da homenagem é destacar mulheres que no dia a dia atuam como guerreiras quer seja nas comunidades onde vivem, nas periferias, no trabalho ou mesmo em casa. Não precisam ser comunistas, militantes ou filiadas ao Partido mas sim serem referência no meio onde vivem. “Nossa intenção é valorizar aquela mulher quase anônima mas que se destaca dentre as demais. Elas sim são fundamentais para a construção de um mundo melhor”, diz Andréa Oliveira, Secretária de Comunicação do PCdoB. A entrega da comenda é uma realização da Secretaria de Mulheres do Comitê Municipal do Partido.
As homenageadas 2009
Ivete Barros – Artista, cantora e compositora. Mulher comprometida com a cultura carnavalesca de nosso Estado e cidade. D. Ivete Barros tem mais de 40 anos dedicados à cultura popular de nosso povo. Recentemente foi a vencedora do primeiro Festival Lauro Maia.
Mariana Albuquerque – Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza, pós-graduada em Processo Penal pela Universidade Federal do Ceará e Defensora Pública titular da comarca de Pacoti/CE respondendo hoje pela 3º unidade cível e criminal de Fortaleza. Foi eleita presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará biênio 2009/210, tendo sido vice-presidente no biênio 2007/2008.
Em 2008, ela assumiu o cargo de presidente em substituição à Francilene Gomes, que deixou a ADPEC para se tornar defensora-geral. No biênio 2006/2007, foi secretária da Associação. Mariana faz parte da Comissão Especial de Direitos Humanos da Presidência da República no Ceará, membro da comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil e integrante da Frente Única por Segurança de Qualidade no Estado do Ceará. Assumirá a vice-presidência na Associação Nacional dos Defensores Públicos no final de março deste ano.
Fátima Carloto – Militante dos Movimentos Sociais há mais de 25 anos. Integrou as CEB´s até 2000. Foi Presidente da União dos Moradores do Canindezinho por mais de três gestões. Sócia-fundadora do Centro Herbert de Souza. Grupo gestor do CDVHS. Integrante do Fórum Cearense de Mulheres. Atua politicamente na região do Grande Bom Jardim.
Olinda Marques – Socióloga, especialista em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Ceará – UFC, quando diretora da ONG Cearah Periferia, recebeu o prêmio de Melhores Práticas em Habitação, concedido pela Organização das Nações Unidas – ONU. Presidente do Conselho Municipal de Habitação Popular de Fortaleza – Comhap, enquanto conselheira Nacional das Cidades, foi representante da Associação Brasileira de ONGs – ABONG.
Os projetos dos quais está à frente como presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – HABITAFOR já abrigam mais de 28 mil pessoas. Junto a esse número, outras 97.565 pessoas estão com seus projetos de moradia em obra. Cerca de 1.715 estão com suas ações de moradia em licitação e 69.800 já têm seus projetos em desenvolvimento.
Francisca Helena – Filiada ao PCdoB há seis anos. Presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, em seu segundo mandato. Atua no movimento de creches comunitárias. Foi candidata a vereadora, por duas vezes, em 2004 e 2008.
Inês Viana – Pedagoga, filósofa e teóloga. Atua nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s) desde 1980, contribuindo na evangelização do povo mais simples de nossa estado e cidade, com consciência crítica pela libertação de todas as formas de opressão. Integrou a Coordenação Arquidiocesana de CEB´s. Atualmente é uma das coordenadoras da Área Pastoral – Praia do Futuro e animadora de comunidade das CEB´s.
Eroneide Brandão da Silva – Conhecida por Toinha. Moradora do parque Genibaú, liderança comunitária há quase dez anos. Coordenadora da capela N. S. da Conceição. É diretora da FBFF, no departamento de habitação. Filiada ao PCdoB desde 2000, atualmente é dirigente do distrital oeste, como secretaria de movimentos sociais.
Dona Geralda – Militante do partido, integrou o movimento comunitário do Pirambu ao lado de D. Hélio Campos e é mãe de artistas militantes do PCdoB. Dona Gegê, como é carinhosamente chamada por todos, trabalhou como funcionária da sede do Comitê Estadual, contribuindo de maneira fundamental com a luta do povo.
Inauguração da Lojinha do PCdoB
Também na quinta-feira (12) será inaugurada a Lojinha do PCdoB na sede do Comitê Municipal de Fortaleza. Lá o militante poderá encontrar materiais como botons, chaveiros, camisetas, bandeiras e bonés. Parte do valor arrecadado com a venda dos produtos será destinada à campanha de aquisição da casa própria do Partido.
Serviço:
Entrega da Comenda Socorro Abreu
Data: 12 de março de 2009 (quinta-feira)
Hora: A partir das 19h
Local: Sede do Comitê Municipal de Fortaleza
De Fortaleza,
Carolina Campos