MA : V Encontro de Fóruns da Juventude
A cidade de Viana sediará nos dias 21 e 22 de março, o V Encontro de Fóruns da Juventude Maranhense. Cento e cinquenta jovens de treze municípios do estado participarão do encontro que tem como tema: Fóruns da Juventude – Seis anos de luta
Publicado 19/03/2009 20:36 | Editado 04/03/2020 16:48
Dentre os objetivos do evento, estão: fortalecer os Fóruns da Juventude da Baixada Maranhense, Santa Inês e Belágua; refletir sobre as práticas exitosas realizadas nos territórios; contribuir para a integração dos Fóruns de modo que se constitua uma rede orgânica de ação da juventude no território da baixada maranhense; legitimar o movimento integrado das áreas de Comunicação Educativa, Arte e cultura, Educação Física, Esporte e Lazer, Educação e Trabalho, como Redes de Desenvolvimento Local.
Durante a programação, os jovens apresentarão, através de vídeos e depoimentos, as conquistas e realizações dos Fóruns nesse período. Também está prevista uma reflexão sobre o movimento juvenil no território e as perspectivas para os próximos 5 (cinco) anos.
Histórico
Os Fóruns da Juventude são espaços de discussão de propostas e de realização de atividades de fomento a políticas públicas que visam o desenvolvimento da juventude a da comunidade em geral. São formados por jovens de diferentes organizações juvenis da sede e da zona rural dos municípios.
Atualmente existem 13 Fóruns da Juventude em pleno funcionamento que trabalham de forma integrada em três regiões diferentes. São 11 na Baixada Maranhense, nas cidades de Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista e São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim, 01 na região do Pindaré – Santa Inês, e 01 na região do Semi – árido – Belágua. O primeiro Fórum da Juventude foi criado em 2004 (Palmeirandia) e o último em 2007 (Viana).
Atualmente, a baixada – campos e lagos maranhense é uma das regiões com maior índice de concentração de Fóruns da Juventude articulados em todo país.
Em parceria com o Conjunto Integrado de Projetos Jovem Cidadão realizam ações nas áreas de Educação, Trabalho, Comunicação Educativa, Educação Física, Esporte e lazer, Arte e cultura, Meio Ambiente, atuando na sede e na zona rural de cada cidade.
Para integrar e fortalecer as ações e articulações dos Fóruns da Juventude são realizados os Encontros de Fóruns da Juventude da Baixada Maranhense, Pindaré e Semi–árido, momentos estes de debates, palestras, grupos temáticos, oficinas, mini-cursos para reflexão e aprofundamento da atuação dos Fóruns nas suas cidades e nas regiões.
Os Encontros são realizados no território, com a participação de representantes dos fóruns da juventude, organizações juvenis, aliados, apoiadores, com objetivos como: fortalecer os Fóruns da Juventude; discutir o papel dos Fóruns na construção de políticas públicas; propor ações/metas/ diretrizes para o trabalho da juventude; discutir sobre a participação da juventude em diferentes espaços de decisão e controle de políticas públicas; dialogar sobre as alianças e ações cooperativas desenvolvidas no território; refletir sobre autonomia dos Fóruns; planejar as ações do CIP Jovem Cidadão; contribuir para a integração dos Fóruns e construção de um movimento amplo da juventude.
Programação Cultural
Durante o V Encontro de Fóruns da Juventude Maranhense, será feito o lançamento do Cd da IV Mostra de Música da Juventude, realizada na cidade de Matinha, no ano passado. A banda Pichanos Black de Arari, que participou da mostra, fará apresentação para o público, interpretando canções do Tropicalismo ao Rock.
Também como parte da programação cultural, serão conhecidos os vencedores das cinco categorias (vídeo, animação, texto, peça radiofônica e fotografia) do Prêmio Jovem Comunicador 2008. Os trabalhos escolhidos pelo juri como os melhores da terceira etapa (meioa-ambiente) serão exibidos em praça pública. As agências vencedoras serão convidadas para receber os prêmios previsto em regulamento.
(Assessoria do Instituto Formação)