José Maria Pontes é o novo presidente do Sindicato dos Médicos
O médico José Maria Pontes, ex-vereador de Fortaleza, troca, momentaneamente, a atuação parlamentar para se dedicar ao movimento sindical. Ele toma posse nessa sexta-feira, 27 de março, como presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará – SIMEC.
Publicado 26/03/2009 10:29 | Editado 04/03/2020 16:35
Está entre as principais metas de José Maria Pontes, lutar pela implantação de um piso salarial nacional da categoria médica, que corresponde hoje a R$ 7.503,18; pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29; e pela implantação, nos municípios cearenses, do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para os médicos, a exemplo do que aconteceu com os médicos do município de Fortaleza e do Governo do Estado.
Além de melhores condições de trabalho e de salário, pauta de discussão em toda entidade de classe, a nova diretoria do SIMEC pretende também abrir o debate para o campo social e para questões que vão além das necessidades imediatas da categoria. E já planeja um seminário, no segundo semestre desse ano, sobre Violência e Saúde Pública.
Quem é José Maria Pontes
José Maria Pontes nasceu em Fortaleza, em 1951. Formou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Ceará, em 1979, com residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFC. É médico do Estado e do município de Fortaleza. Vereador por dez anos, tendo como principal preocupação a saúde pública. No parlamento municipal, José Maria destacou-se na luta contra a corrupção no Poder Público.
Foi presidente da CPI da Merenda Escolar, e um eterno preocupado com o meio ambiente. Nos últimos anos de mandato na Câmara, trabalhou no combate à violência e às drogas, sendo autor de vários projetos de lei sobre este tema. É de autoria de José Maria o projeto de lei, hoje transformado em Lei municipal, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos postos de gasolina. Outro projeto de lei do então vereador, regulamenta o horário de venda de bebida alcoólica na cidade de Fortaleza. José Maria Pontes foi diretor do SIMEC por cinco gestões, é casado com a médica Maria de Fátima Dias, que já foi presidente do Sindicato, e tem seis filhos.
Fonte: Sindicado dos Médicos do Estado do Ceará – SIMEC