Partidos aliados ameaçam esvaziar governo de Yeda
Manifestações de líderes dos partidos aliados, PMDB, PTB, PP, PPS e Dem, restringem cada vez mais o leque de possibilidades do PSDB para a eleição de 2010. O Dem garante que, mesmo com o cargo de vice, não integra o governo. O PMDB já anunciou que terá
Publicado 05/04/2009 11:11 | Editado 04/03/2020 17:11
Integrantes do PTB não escondem seu descontentamento com a falta de espaço no atual governo e, há muito tempo, o senador Sérgio Zambiasi faz questão de assinalar que sua relação é com o governo federal. Apesar de o líder do governo na Assembleia, deputado Pedro Westphalen (PP), assegurar que a primeira sigla a ser buscada para futuras alianças é o PSDB, não encontra coro entre seus pares.
De todos, o PPS parece ser o mais próximo, apesar de ter encolhido no governo. A sigla chegou a ter o comando da Sedai, com o deputado Nelson Proença, e um posto-chave no governo, a Casa Civil, com Cezar Busatto. Hoje administra a Secretaria do Meio Ambiente, com o deputado Berfran Rosado, presidente do diretório estadual do PPS. Ele foi dos poucos líderes partidários a discursar em frente ao Piratini, na quinta-feira, durante ato de apoio a Yeda idealizado pelo PSDB.
A presidente do diretório estadual tucano, deputada Zilá Breitenbach, diz que o partido formará, em abril, uma comissão para negociar com os aliados, mas garante que Yeda é o nome do PSDB para o Piratini. 'Hoje todos dizem que vão ter candidato próprio, mas vários deles não terão. Lançar nomes é um jogo para que cada um valorize suas lideranças.'
FONTE: C Povo Net