Bahia: Gerdau demite cerca de 100 trabalhadores

A Gerdau, empresa produtora de aço, instalada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, demitiu cerca de 100 trabalhadores na última semana, sob a justificativa de cortar gastos. O Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, qu

Para o Sindicato, a Gerdau utiliza a crise financeira como desculpa para demitir arbitrariamente, pois tem apresentado lucros recordes nos últimos anos. Os metalúrgicos também denunciam a dispensa de trabalhadores portadores de doenças ocupacionais, adquiridas através do intenso processo de precarização do ambiente do trabalho, com aumento da insegurança, risco eminente de acidentes, assédio moral e sobrecarga de trabalho.


 


A empresa, que hoje tem cerca de 450 funcionários, recebe uma série de incentivos fiscais do governo e do município e precisa ter mais responsabilidade social, já que o desemprego em massa provoca enormes prejuízos na região. O Sindicato está tentando negociar a reintegração dos empregados, mas, até agora, a Gerdau apresenta resistência.


 


Da redação local,


com informações da Ascom do Sindicato dos Metalúrgicos