Sem categoria

17 ministros devem deixar o cargo para concorrer às eleições

Dos 35 ministros do governo Lula, 17 devem deixar o cargo, em abril de 2010, para concorrerem às eleições. A saída anunciada abre o apetite do PT e do PMDB, principais partidos da base aliada, mas o presidente Lula procura conter a debandada e já aviso

Sete ministros querem disputar uma cadeira na Câmara e outros cobiçam os governos de seus Estados. Há, ainda, quem prefira o Senado ou tenha a Casa como “plano B”. Apenas Carlos Minc  do Meio Ambiente, não abre mão de retornar à Assembleia do Rio.



A corrida, por enquanto, é mais de resistência do que de velocidade, e Lula já iniciou a operação “segura ministro” para convencer auxiliares a permanecer no posto. Motivo: se 17 titulares de pastas deixarem o cargo, quase metade da equipe terá de ser substituída a oito meses do fim do mandato.


 


Não é só: o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli (PT), sonha em se lançar ao Senado e o também petista José Eduardo Dutra, que comanda a BR Distribuidora, será candidato à Câmara ou à presidência do PT.


 


Até agora, apenas três ministros indicam que podem mudar de planos, dependendo do cenário político: Fernando Haddad, da Educação; José Pimentel, da Previdência e Altemir Gregolin, da Pesca.



Fonte: O Estado de S. Paulo