Governo do Rio anuncia construção de sete cadeias até 2010
O governo do estado pretende construir até o final de 2010 sete cadeias públicas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner. O objetivo é combater a superlotação nas carceragens da Polinter e de outras 50 unidades que aind
Publicado 20/04/2009 20:10 | Editado 04/03/2020 17:04
De acordo com Fichtner, o estado já tem uma verba do governo federal para a construção das cadeias públicas, que serão erguidas em Campos, Magé, Resende, Região dos Lagos, Região Serrana e Bangu (duas). Atualmente, há cerca de 6 mil pessoas esperando uma vaga no sistema penitenciário.
“Vamos concluir o projeto Delegacia Legal. Com isso, o Rio será o primeiro estado a não ter mais presos em delegacias. Isso não foi feito antes porque encontramos o cofre vazio quando chegamos ao governo”, explicou o secretário.
Nas celas superlotadas, além da proliferação de doenças como turberculose entre os ocupantes, também já surgiu uma nova facção formada apenas por milicianos.
O problema da carceragem será tema da audiência pública que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza na quarta-feira (22).