Simpósio Internacional de Operações Especiais de segurança

Manaus vai sediar de 22 a 24 de abril, o Simpósio Internacional de Operações Especiais voltado para a preparação de pessoas que atuam na segurança pública em todo país visando à realização da Copa 2014 no B

De acordo com o comandante da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (COE), capitão Ubirajara Rosses, a iniciativa representa o primeiro passo para orientar os órgãos envolvidos com a questão da segurança a padronizar as ações técnicas e os equipamentos a serem adquiridos.
 


“O evento é importante porque possibilitará a troca de experiências. Acredito que o Amazonas sai na frente das outras cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo de 2014”, disse Rosses. Armas, viaturas, aparelhos como os de desativação de explosivos, trajes anti-fragmentação, além de outros equipamentos devem ser adquiridos pelos governos Federal e Estaduais assim que forem divulgadas, no dia 31 de maio, as cidades que serão sub-sedes da Copa de Futebol de 2014. A partir daí haverá um investimento maciço em cursos de aperfeiçoamento de técnicas e estratégias utilizadas dentro e fora dos estádios pelo mundo.
 


O simpósio reunirá dois representantes oficiais de cada estado brasileiro, além de profissionais da Polícia Federal, Forças Armadas e uma comitiva do Equador, que participará como convidada. Trezentas pessoas devem participar dos três dias de simpósio. Entre os palestrantes estarão o comandante-geral da PM do Amazonas, coronel Dan Câmara, que vai abordar a organização dos jogos Pan-Americanos de 2007, onde atuou como coordenador. Também já confirmaram presença no evento o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balesteri, além de palestrantes de Israel, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Itália, Espanha e Colômbia. 
 


No encerramento do evento, no dia 24 de abril, será realizada a aula inaugural do primeiro curso de operações especiais da PM no Amazonas, que vai até o inicio de agosto. Este curso é  nos mesmos moldes do ministrado pelo BOPE no Rio de Janeiro.Dos 200 inscritos foram selecionados 51, entre PMs, bombeiros e militares da  Força Aérea Brasileira. Os participantes, entre praças e oficiais, são de diversos estados: Amazonas, Alagoas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe, além de dois representantes do Equador.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm