Sem categoria

Quem é Jacob Zuma, futuro presidente da África do Sul?

Embora controverso, Jacob Zuma é considerado o dirigente político mais popular para a maioria da população sul-africana. Apoiado pelas forças populares do país, como a Cosatu, poderosa central sindical, e o PC sul-africano, Zuma aguarda o fim da eleiçã

Zuma, o presidente que dança e canta nos comícios do ANC o famoso hino da luta contra o apartheid: ''Passe-me a minha metralhadora'', inicou a carreira política aos 17 anos, quando aderiu ao ANC, em 1959.



Foi um membro muito ativo até 1963, quando foi aprisionado em Robben Island com Nelson Mandela. Aproveitou os 10 anos de prisão para aprender a ler e tornar-se quadro do partido.



Deixou o país em 1975 para um exílio de 12 anos na Suazilândia, em Moçambique e na Zâmbia.



Foi vice-presidente entre 1999 e 2005. A ascenção política fez-se à revelia de Thabo Mbeki. Em dezembro de 2007, Zuma foi eleito presidente do ANC, com o apoio da esquerda. Nove meses mais tarde, Mbeki viu-se obrigado a renunciar ao cargo de presidente da República.



''Este vai ser um presidente mais acessível, mais aberto, o que é muito bom para África do Sul. Já tivémos um presidente mais distante neste últimos 8, 9 anos, e queremos alguém mais humano, como Jacob Zuma. Mas também vai afetar a nossa imagem em termos de luta contra a corrupção e temos de viver com isso'', afirmou o analista político sul-africano Adam Habib.



Zuma enfrentava acusações de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, mas o ministério público sul-africano, diante da inexistência de provas contra Zuma,  anunciou no dia 6 de abril que arquivou o processo.