Sem categoria

13º Festival Amazonas de Ópera mistura caboclo com francês

A “Paris dos Trópicos” — como ficou conhecida Manaus há cerca de cem anos quando vivia o apogeu do ciclo da borracha — é o tema do 13º Festival Amazonas de Ópera (FAO) deste ano. O evento, iniciado em 23 deste mês, irá até o dia 31 de maio e tem entre as

Com investimento em torno de R$ 4,150 milhões, o 13º FAO tem ainda Recitais, Programacão Acadêmica e Exposição. As obras principais são apresentadas no Teatro Amazonas e no Largo de São Sebastião, enquanto que os recitais são exibidos em locais diferentes da cidade, como o Teatro Luiz Cabral, na Zona Leste, o Centro Cultural Palácio da Justiça, o Centro de Convivência da Família Padre Vignola e o Centro de Convivência do Idoso.


 


“Nossa idéia é levar o evento pela cidade, inclusive nos bairros de periferia. O festival tem uma aceitação popular muito grande e vamos valorizar”, declarou o secretário estadual de cultura, Robério Braga.


 


A diretora da Aliança Francesa em Manaus, Therese Aubreton, explica que a homenagem vem da gentil reciprocidade brasileira, pois o país europeu realizou o Ano do Brasil na França em 2007. “Dedicar o Festival inteiramente para o nosso país foi lindo. O FAO têm peso internacional e grandes nomes franceses. É uma ótima oportunidade para conhecer óperas menos divulgadas em solo parisiense”, afirmou Therese.


 


Na abertura do evento, o secretario Robério Braga afirmou o FAO conta com mais de mil artistas locais, nacionais e internacionais, o que eleva sua qualidade a cada ano. Braga ainda apontou as diferenças entre o primeiro e o atual Festival, assinalando que no início, eram 40 artistas amadores. Com o passar dos anos, o evento foi crescendo.


 


“Hoje, a participação de artistas amazonenses e internacionais é muito forte. Os espetáculos estão cheios de efeitos, com diretores e atores de outros países, mas com Corpo de Dança, Orquestra e Coral do Amazonas”, lembrou Braga. O FAO é “um pouco caboclo e um pouco francês”, devido ao tema Belle Èpoque enfocado este ano e que faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.


 


Na programação acadêmica, denominada de Convivências da Ópera, profissionais envolvidos compartilham suas experiências com o público no Centro Cultural Palácio da Justiça. Na exposição denominada de Ópera de França: elementos do espetáculo, o público aprecia objetos, fotos, figurinos, adereços e elementos cênicos das óperas, além de textos, imagens e instalações sobre a ópera no mundo, na França e em Manaus. A exposição acontece na Casa das Artes, localizada no Largo de São Sebastião.


 


– Para saber mais:
http://www.amazonasfestivalopera.com/