MA : Assembléia fará audiência sobre mídias livres
O evento foi proposto pela deputada estadual Helena Barros Heluy(PT) atendendo solicitação de várias entidades ligadas às lutas pela democratização da comunicação.
Publicado 04/05/2009 11:25 | Editado 04/03/2020 16:48
Por solicitação da deputa Helena Barros Heluy (PT), a Assembléia Legislativa realiza no próximo dia 05 de maio, no auditório Fernando Falcão, audiéncia pública sobre mídias livres. Essa audiência pública atende à sugestão da organização Laboratório Internacional de Mídias Livres com objetivo de promover a abordagem e discussão de uma nova proposta de comunicação para o Brasil, sensibilizar as instituições do Estado e a sociedade civil para aprofundar as discussões sobre o importante poder da mídia.
Além disso, os organizadores preparam a participação de representantes maranhenses na I Conferência Nacional de Comunicação. Para a deputada Helena, a atividade é também uma forma de a Assembléia celebrar o Dia Nacional das Comunicações.
A audiência será coordenada pelas Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, e Defesa dos Direitos Humanos, e terá como palestrantes o professor-doutor do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Francisco Gonçalves; coordenadora de projetos da Agência de Notícias da Infância Matraca, jornalista Lissandra Leite; coordenadora do Núcleo da Aliança Internacional de Jornalistas e do Departamento de Comunicação Social da UFMA, a professora-doutora Vera Lúcia Salles; o jornalista do Intervozes Luciano Nascimento, e a jornalista do Laboratório Internacional de Mídias Livres, Beatriz Bissio.
O Laboratório Internacional de Mídias Livres surgiu da iniciativa de vários encontros entre jornalistas profissionais, estudantes e midialivristas do Brasil e do mundo, com a proposta de reunir os que acreditam na comunicação livre, no fim dos monopólios, na democratização e socialização dos meios de comunicação para discutir e produzir novos formatos comunicacionais, a partir da experimentação e troca de idéias.
A audiência pública será também espaço de discussão para a realização da I Conferência de Comunicação do Brasil, prevista para ocorrer entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2009, precedida pelas Conferências municipais e estaduais, tendo como tema “Comunicações: meios para a construção de direitos e de cidadania”.
Helena frisou que a Conferência Nacional de Comunicação é um momento importante na busca por políticas democráticas, quando poderão ser regulamentados os artigos da Constituição Federal e estabelecer diretrizes democráticas para o setor das comunicações, que se organizou em oligopólios privados controlados, em sua maioria, por mandatários de cargos eletivos.