Sem categoria

Repressão desbarata manifestação sérvia em Kossovo

A polícia dispersou nesta segunda-feira (4) com gás lacrimogêneo os manifestantes sérvios que protestavam há duas semanas, em Kosovska Mitrovica, contra o retorno dos refugiados albaneses, segundo comunicado divulgado pelo porta-voz da missão civil da

Kosovska Mitrovica é uma cidade no norte de Kossovo, dividida em dois setores, um sérvio e o outro albanês, e que frequentemente é cenário de enfrentamentos violentos entre habitantes das duas etnias.



“Os manifestantes sérvios foram dispersados pela polícia da missão, que empregou gás lacrimogêneo”, afirmou o porta-voz, agregando que um dos participantes da manifestação acabou ferido.



Os protestos aconteceram após a revelação de que várias famílias albanesas pretendem regressar ao setor sérvio (norte) de Kosovska Mitrovica. Os sérvios estão descontentes com o início da restauração de cinco casas albanesas destruídas durante a guerra de 1998-99.



Os sérvios não se opõem ao regresso dos albaneses ao setor norte de Kosovska Mitrovica, mas insistem que primeiro sejam criadas as condições para o regresso dos refugiados sérvios para Kossovo.