Sem categoria

Irã garante viagem de Ahmadinejad ao Brasil

Após a chancelaria do Irã ter comunicado à embaixada brasileira em Teerã que o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, não viajaria mais ao Brasil, o governo iraniano retificou a informação, afirmando que a viagem está mantida.

Sobre o cancelamento, especulou-se que seria atribuído às disputas políticas que antecedem a eleição presidencial, na qual Ahmadinejad está em disputa. As 13h, a Embaixada do Irã informou Brasília que “os planos iniciais estão mantidos”.



Ahmadinejad vem ao Brasil com a maior delegação de empresários que já o acompanhou numa visita oficial. O Itamaraty confirmou que a entrevista coletiva prevista para esta segunda-feira, às 16h, no Itamaraty, com o embaixador Roberto Jaguaribe, subsecretario-geral de Assuntos Políticos, realmente acontecerá.



Jaguaribe vai expor a agenda de trabalho a ser tratada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad.



“Continuamos trabalhando normalmente nos preparativos da viagem. Fizemos uma reunião hoje cedo e agora à tarde teremos uma nova reunião no Itamaraty”, disse funcionário do governo iraniano.



A delegação que acompanha Ahmadinejad deve chegar ao país com 110 pessoas, passando antes por Venezuela e Equador, onde verificará acordos de cooperação nas áreas energética e econômica firmados com os governos locais.



Nesta manhã, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Hassan Qashqavi, havia confirmado a viagem, explicando que o governo buscava “relações ativas com os países da América Latina nos setores de cultura, economia e política”.



Na ocasião, Qashqavi, criticou as declarações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que havia considerado “inquietantes” os vínculos de Teerã e da China com a região latino-americana.



“Eu não acho que no mundo de hoje, um mundo multipolar no qual estamos competindo pela atenção e relacionamento com, pelo menos, russos, chineses e iranianos, seja do nosso interesse virar as costas para países do nosso hemisfério”, comentou Hillary na última sexta-feira.