Tocantins: Marcelo quer mudar comando da VALEC.

O governo do estado estaria se articulando para mudar comando da responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul


Marcelo teria pedido para Lula trocar Otoniel por Adjair, na Valec do Tocantins


04/05/09 15h57



Fonte de Brasília, com grande trânsito no Palácio do Planaldo, afirmou ao blog que, na audiência do dia 24, o governador Marcelo Miranda (PMDB) teria pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a destituição do superintendente da Valec no Tocantins, Otoniel Andrade. O governador teria indicado a Lula para o lugar do ex-prefeito de Porto Nacional o hoje secretário municipal de Finanças de Palmas, Adjair de Lima.

Conforme essa fonte, Marcelo teria buscado ainda apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), para a indicação. Sarney teria respondido que não assinaria nenhum documento, para não se expor, mas, se fosse consultado por Lula sobre o assunto, daria o seu aval. Outro que teria empenhado apoio ao nome de Adjair é o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA).

O secretário de Finanças de Raul também contaria com o apoio do governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), com quem até teria almoçado para discutir o assunto.

Porém, Lula não aprovou a idéia. O presidente explicou a Marcelo que a indicação para a Superintendência da Valec é da bancada no Congresso e que o nome de Otoniel Andrade tem perfil para o cargo e é uma indicação do senador João Ribeiro (PR), por esse último motivo, e por precisar dos líderes no Senado e na Câmara, o presidente afirmou que não iria trocar Otoniel por Adjair.

Adjair estaria descontente com a aproximação do prefeito Raul Filho com a União do Tocantins. Conforme o 
blog divulgou no dia 23, o secretário estaria disposto a deixar a pasta. A gota d'água teria sido o projeto de Raul que muda o nome da avenida Theotônio Segurado para avenida Governador Siqueira Campos, aprovado quinta-feira, 30. O secretário está sendo cogitado nos bastidores para ser o coordenador de uma possível campanha a governador do atual vice de Marcelo, Paulo Sidnei (PPS), em 2010.

Reincidente
Não é a primeira vez que o governador tentar tirar uma indicação do senador João Ribeiro para um cargo federal. Em janeiro de 2008, a posse do superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT), no Tocantins, Francisco Antélius Sérvulos, foi cercada de uma disputa silenciosa nos bastidores entre o senador e o governo do Tocantins. O Palácio Araguaia tentou até o fim impedir a posse Antélius. O mediador do governo do Estado na disputa foi o senador Leomar Quintanilha (PMDB). 

O senador peemedebista, em nome do governo estadual, fez contatos na época com os ministros do Transporte, Alfredo Nascimento, e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Ao seu colega do PR, João Ribeiro, responsável pela indicação de Antélius, Leomar mandou o recado do Palácio Araguaia: pode nomear adversário, mas inimigo, não. E Antélius era visto então como inimigo.

Segundo o blog apurou na época junto a aliados de João Ribeiro, essa não tinha sido a primeira vitória dele sobre o governo do Tocantins.

Antes, outra disputa ferrenha foi para a indicação de Otoniel Andrade para a Chefia do 17º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, no Tocantins, em novembro de 2007. Mesmo contra a vontade do Palácio Araguaia, Otoniel ocupou o cargo até deixá-lo em abril do ano passado para disputar a Prefeitura de Porto Nacional.


 


fonte:www.clebertoledo.com.br