Presidente do Irã adia visita ao Brasil
O Itamaraty confirmou na tarde desta segunda-feira (4) o cancelamento da visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, marcada para quarta-feira (6). Na mensagem enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo embaixador do Irã ,
Publicado 04/05/2009 21:25
Ahmadinejad pediu o adiamento da visita para uma data depois das eleições presidenciais marcadas para daqui a um mês. ''Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita para outra oportunidade, depois da eleição presidencial do Irã'', diz Ahmadinejad na carta. Ele concorre à reeleição em 12 de junho, com uma plataforma antiimperialista e antissionista.
Segundo informações da agência oficial de notícias do Irã, também foram canceladas as visitas à Venezuela e ao Equador, que estavam incluídas na mesma turnê. A viagem é encarada como um esforço da República Islâmica iraniana, explicitamente antiimperialista, para se aproximar das experiências latino-americanas que tamém desafiam a unipolaridade americana.
O adiamento da turnê deve ter sido bem recebido no Departamento de Estado, em Wahington, cuja secretária, Hillary Clinton, estava explicitamente preocupada com ela.''Os ganhos que estão sendo obtidos pelo Irã e pela China na América Latina são bem perturbadores. Eles estão construindo conexões políticas e econômicas fortes com muitos desses líderes. ''Este é um mundo multipolar, no qual competimos com Moscou, Teerã e Pequim'', afirmou Hillary na sexta-feira.
Da redação, com agências