Lula garante recursos aos alagados no Piauí
O presidente falou à imprensa e aos representantes do Estado depois de sobrevoar a cidade.
Publicado 06/05/2009 10:08 | Editado 04/03/2020 17:02
O presidente Lula, que esteve em Teresina na manhã da última terça-feira, sobrevoou a cidade para analisar de perto a situação das cheias do rio Poti. Impressionado com as cenas que viu, o presidente afirmou que a prioridade agora é cuidar das necessidades das pessoas, como alimentação, saúde e abrigo.
Lula garantiu ainda que liberará recursos, através dos ministérios, para a reconstrução das áreas alagadas e de novas habitações, mas pediu objetividade por parte da administração estadual e municipal. Os projetos elaborados devem ser convincentes e constatar a real situação dos municípios.
''O que não pode é fazer a casa no mesmo lugar que encheu. Temos que fazer as coisas de forma legal, sem passar por cima de instituições como o TCU e o Ministério Público. Agora é esperar a água baixar e ver o que cada município teve de prejuízo na área de estradas, agricultura, casas. O que vai facilitar a liberação de recursos é o projeto, que faz com que o dinheiro possa fluir com muito mais facilidade'', disse o presidente.
O governador Wellington Dias marcou uma reunião com o ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, em Brasília. A reunião deverá acontecer na próxima semana. E o presidente Lula cobrou de Wellington que leve para essa reunião informações práticas de como está a situação do Estado em termos do que vai precisar ser feito e de quanto será preciso para iniciar as obras de reconstrução das áreas destruídas.
* foto de Ricardo Stuckert-PR