Bahia: Pensamento de Marx inspira conferência e lançamento de livro
Completados 191 anos do seu nascimento, o fundador do socialismo científico (ao lado de Friedrich Engels) Karl Marx mantém-se vivo e atual. Principal teórico da luta dos trabalhadores nos últimos 150 anos pela superação do capitalismo, o filósofo inspira
Publicado 06/05/2009 13:31 | Editado 04/03/2020 16:20
De fato, pesquisa realizada pela rede de televisão britânica BBC, em 2005, apontou Marx como o maior filósofo da humanidade. Em eleição aberta na internet, o autor de obras clássicas, como O Capital, venceu com o dobro de votos sobre o segundo colocado. “Essa referencia é justamente por conta da sua atualidade”, opina o professor Ricardo Moreno.
A publicação é fruto de seminário homônimo organizado pelo Centro de Estudos Marxistas da Uneb – Cemarx em 2006, e reúne pesquisadores e estudiosos de todo o país, debruçados em análise acerca da atualidade do pensamento marxista enquanto inspiração na busca do homem pela sua emancipação. “É praticamente impossível ler qualquer interpretação da sociedade sem perceber o método científico de análise desenvolvido por Marx, a partir do conceito de classe, da noção de que são antagônicas e de que lutam entre si, gerando todo um movimento histórico”, ressaltou Moreno. O lançamento, pela Quarteto Editorial, de Salvador, acontece nesta quarta-feira, no teatro da Uneb, no Cabula, a partir das 15h.
Antes, a historiadora Anita Leocádia Prestes, filha dos militantes comunistas Olga Benário e Luís Carlos Prestes, incrementa o evento com a palestra O papel dos intelectuais no Brasil: a construção da história oficial. “Os presentes terão a oportunidade de entender como se constrói a história do Brasil, e compreender a disputa ideológica que existe para se homogeneizar a história oficial”, destacou organizador da conferência, Milton Pinheiro, que, ao lado de Ricardo Moreno e Muniz Ferreira, também assina a reunião de textos e artigos do livro.
A iniciativa, gratuita e aberta ao público, tem o apoio da Fundação Maurício Grabois.
De Salvador,
Camila Jasmin