Revista Princípios lança Número 100 em Curitiba com debate e coquetel

Princípios, a revista “100% em Defesa do Brasil e do Socialismo”, atingiu a notável marca de cem edições. São 28 anos de circulação ininterrupta, 485 colaboradores voluntários, 1.584 textos e mais de 7.500 páginas publicadas — além de inestimáveis cont

Para falar sobre a história da revista e seu papel na luta de idéias, foi convidado o médico e economista Sergio Barroso, membro do conselho editorial da revistas, dirigente da Fundação Mauricio Grabóis e membro do Comitê Central do PCdoB. Estiveram presentes militantes do PCdoB e de outros partidos, dirigentes sindicais, lideranças estudantis e do movimento popular. O ato foi realizado na Sede do Sindicato dos Engenheiros do Paraná.


 


Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, coordenou o ato e compôs a mesa com a participação de Mário Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos no Paraná e dirigente da CTB; Arilton Freres, presidente estadual da UJS; Francisco França (Kiko), coordenador do CEBRAPAZ PR; e Samuel Gomes, presidente da Ferroeste; além do debatedor, Sergio Barroso.


 


Barroso fez um breve relato histórico, destacando alguns dos momentos mais significativos na história da Princípios. Segundo ele, o combate teórico ao neoliberalismo nos anos 90 foi uma das batalhas mais árduas da revista. “Era um momento em que se preconizava ‘o fim da história’ colocando o capitalismo liberal como a única forma possível de organização da sociedade, o que se provou ser uma grande mentira.“


 


Ele seguiu analisando a conjuntura político econômica mundial na atual fase do capitalismo, criticando o chamado rentismo, em que enormes ativos financeiros geram riqueza por si, gerando concentrações cada vez mais absurdas de fortunas. Para Barroso, é essa a lógica que mantém os juros tão altos no Brasil. “A crise financeira mundial está destruindo esse modelo de acumulação. A luta atual é por um modelo realmente desenvolvimentista para o Brasil”, completou.


 


Ao fim do debate, Barroso ressaltou a importância de atividades como o ato de Curitiba para a luta de idéias e para o sucesso da revista Princípios. Foram vendidas várias assinaturas e os exemplares da edição especial se esgotaram durante o ato. Depois do debate, foi exibido em um telão, alguns trechos do DVR ROM que acompanha a 100ª edição e contem todos os exemplares digitalizados, com índices, possibilidade de impressão, etc.


 


O evento, que encerrou com um coquetel, também marcou o início das atividades da Comissão Estadual Diretora da Fundação Maurício Grabóis, recém constituída no Estado.


 


Antes do lançamento em Curitiba, a publicação da Editora Anita Garibaldi teve uma grande festa em São Paulo, no dia 24 de abril. Neste dia 13 de maio, em Brasília, o lançamento será na Câmara dos Deputados, onde estarão reunidas lideranças políticas, autoridades do governo federal, parlamentares, intelectuais e jornalistas. Mais uma série de atos comemorativos serão realizados por todo o País nas próximas semanas.