Estado realiza campanha de combate às hepatites virais
O Programa Estadual das Hepatites Virais da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizam, até sábado, dia 23 de maio, uma campanha de mobilização em
Publicado 19/05/2009 12:40 | Editado 04/03/2020 16:12
O objetivo da campanha é alertar a população sobre as formas de prevenção das hepatites virais, em especial às hepatites do tipo B e C. Além disso, a campanha também pretende aumentar os índices de vacinação contra a doença, uma vez que a vacina é oferecida gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um método 100% seguro na prevenção da doença.
Serão realizadas palestras com profissionais da área de Educação em Saúde da FVS, que orientarão os jovens e adolescentes sobre a gravidade da doença e principalmente sobre as formas de prevenção. “A doença pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida ou pelo uso de materiais de manicure contaminados e grande parte das pessoas desconhece isso”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Ana Rute.
Segundo a coordenadora, no Amazonas a hepatite B atinge cerca de 15% da população e cerca de 3% da população está infectada pelo vírus do tipo C. A hepatite é uma inflamação do fígado se caracterizando como uma doença silenciosa e algumas vezes assintomática.Encerrando a programação, será realizada uma mobilização na Praça da Polícia, no sábado, das 8h às 13h, com ações de educação em saúde e exames de detecção da doença para a população em geral.
Programa
Fala Governador
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm