Sem categoria

África do Sul entra em recessão pela 1ª vez em 17 anos

A economia da África do Sul, a maior do continente africano, entrou em recessão pela primeira vez em 17 anos, ao ter uma contração de 6,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2009.

Segundo números do Serviço de Estatísticas da África do Sul, é o segundo trimestre consecutivo de contração da economia do país, pois nos últimos três meses de 2008 o PIB recuou 1,8% . A contração da economia e a recessão foram atribuídas à redução das exportações pela crise internacional, que forçou as empresas mineiras e manufatureiras a reduzir a produção.


 


A Câmara de Comércio e Indústria da África do Sul se mostrou desconcertada com a magnitude da queda do PIB e solicitou ao Governo “uma resposta rápida e global” para a recessão no país. “O anúncio de hoje sobre o PIB não é uma surpresa, mas é desconcertante quando se contempla a magnitude da queda”, disse o diretor-executivo da Câmara, Neren Rau, segundo a agência de notícias local Sapa. O banco central da África do Sul deve anunciar amanhã a taxa básica de juros e se espera um corte para 8,5% atuais.


 


Com agências