Sem categoria

PCdoB cresce em Belém e reestrutura sua organização

Um grande esforço de crescimento e reestruturação do PCdoB realiza-se em Belém do Pará. Já são mais de 500 novas filiações. Após a aprovação pelo Comitê Municipal do Planejamento para o biênio 2009/2010, definiu-se como tarefa central a construção de um s

Neste sentido, definiu-se, um plano de estruturação, com a construção de mais de 50 bases e de um conjunto de direções intermediárias. A linha para estruturação será a de colocar a luta, a ação política, como referencial para a organização e construir um partido de ação política e de ação no movimento social.


 


Para dar curso a estas diretrizes o caminho definido foi o da realização de Encontros de Filiados por área, ou distrito, para se aprovar um planejamento de construção da direção intermediária e das bases.
 


De cada encontro sairá uma coordenação geral, e serão escolhidos coordenadores com a tarefa de organizar as bases por bairro ou categoria. Já foram realizados encontros dos trabalhadores comunistas, do Distrital Daico e Damos com a eleição de suas respectivas direções. No Daico o destaque foi a participação feminina. Dos doze dirigentes eleitos, oito são mulheres.



Comissões organizadoras de mais quatro distritais estão em plena atividade e mais dois encontros estão marcados até o início de junho. Foi organizada a base do partido na Universidade Federal do Pará e estão em andamento organização similar nas demais universidades. Foi reorganizada a Comissão Municipal de Organização, que coordena toda essas atividades.



 
É meta da organização a constituição de coletivos de militantes para várias áreas de atuação. Estão previstos a constituição de coletivos LGBT, de deficientes, de comunicação e cultura, entre outros, como forma nova de organização partidária.



 
Dentro deste esforço, está prevista a realização de 30 cursos básicos e um de nível I, neste primeiro semestre, sob a direção da Comissão Municipal de Formação. A proposta aprovada em encontro de formadores é de que cada formador ficará responsável por passar o CBV para um mínimo de 20 filiados de um bairro definido.Todo este esforço vem sendo acompanhado e coordenado pela Comissão Política Municipal preocupada em preparar o partido para as eleições de 2010 e a realização da maior Conferência Municipal da história do PCdoB no Pará.


 



De Belém,
Neco Panzera


 


Leia também: Criado o Coletivo LGBT do PCdoB em Belém

                     PCdoB de Belém realiza encontro de trabalhadores