Paraná: PCdoB avança no debate do projeto político

A Direção Estadual do PCdoB do Paraná se reuniu na sexta-feira e no sábado em Curitiba para discutir o projeto político do partido, discutir a organização partidária e formatar a nova fase da Campanha Mais PCdoB. 


 


Na sexta, a reunião é foi Comissão Política Estadual e contou com a presença de Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do Partido e de Athaíde Ferreira Jr, prefeito de Wenceslau Braz, e do vereador Valdenir Pontes, o Ni. No sábado a reunião foi do Pleno do Comitê Estadual e contou com a participação especial do Vereador de Cianorte, Oscar Cezario.


 


 


Sobre o projeto político eleitoral para 2010, o Partido decidiu, atendendo ao projeto nacional, pela prioridade de eleição de deputado Federal, ficando definido o Nome de Ricardo Gomyde, que já foi deputado federal e atualmente preside a Paraná Esporte. Para deputado estadual, a reunião apontou a necessidade da construção de chapa própria, composta por lideranças regionais que já militam no PCdoB, além de intensificar os esforços para filiação de novas lideranças.


 


 


Sobre a disputa para o Governo do Estado, a direção entende que ainda é muito cedo para definições de apoio e coligações. Ficou definido que os dirigentes estaduais realizarão conversas bilaterais com os aliados da base de apoio do presidente Lula, a exemplo da reunião já realizada com o vice-governador Orlando Pessuti, do PMDB. Sobre a disputa das vagas ao Senado, a direção examina a possibilidade do lançamento de uma candidatura, para reforçar a identidade e o projeto político-eleitoral do partido.


 


 


Sobre a organização partidária, foi discutida a preparação do XII Congresso do Partido e das Conferências Municipais e Estadual; tudo isso nos marcos da Campanha Mais PCdoB. A importância da realização do XII Congresso do PCdoB foi ressaltado no debate entre os presentes. A crise capitalista e a necessidade de alternativas ao modelo econômico atual elevam o papel do debate político dos comunistas e da esquerda mundial.


 


 


A reunião definiu as metas para o processo de conferência em 3.500 militantes reunidos na base para os debates. Também foi definida a meta de constituir o Partido em pelo menos 120 municípios, e desses pelo menos 20 diretórios municipais permanentes. Todos os municípios em que o Partido estiver organizado deverão realizar a conferência municipal.


 


 


Sobre a campanha Mais PCdoB, a reunião do Comitê Estadual marcou o início da segunda fase, que terá como eixo fundamental assegurar os critérios de organicidade e de estruturação, contribuindo para o enlace entre as diversas frentes da construção partidária.


 


 


Segundo Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, a reunião foi fundamental pois definiu os rumos do projeto político eleitoral, o que permite ao conjunto partidário trabalhar com segurança na construção dos resultados. “Com essas definições, as lideranças partidárias podem construir suas candidaturas com segurança, isso também facilita a tarefa de atrair mais lideranças para o Partido”, completou Milton.


 


 


Segundo o Secretário Estadual de Organização, Joel Benin, o Partido está vivendo um bom momento, focado no crescimento e na organização. “O XII congresso do Partido irá reforçar o sentimento da necessidade de cuidar e preparar o Partido para as batalhas da vida política.” Completou Benin.


 


 


Os dirigentes partidários prestaram homenagem a João Amazonas, principal teórico e construtor do PCdoB, morto em 27 de maio, há sete anos. Para marcar a data, a reunião do Pleno do Comitê Estadual foi chamada de Pleno João Amazonas. Leia, no link abaixo a resolução política e organizativa do pleno.


 


 


Resolução do Pleno João Amazonas