Sem categoria

Índia, um Bric que continua a crescer

O produto interno bruto (PIB) da Índia cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano (quarto trimestre fiscal do país) na comparação com igual período do ano passado. A informação foi divulgada pela Organização Central de Estatísticas. Economistas ouvid

Em todo o ano fiscal, terminado em 31 de março, o PIB indiano aumentou 6,7%, depois de expandir-se 9% no ano fiscal anterior, ficando abaixo da expansão de 7,1% prevista pelo governo. Os gastos sociais tiveram incremento de 12,5% no primeiro trimestre deste ano frente a igual período de 2008, enquanto os serviços financeiros e o setor imobiliário expandiram 9,5%.


 


O setor rural cresceu 2,7% e a atividade de construção, 6,8%. A indústria de manufatura, ao contrário, encolheu 1,4%. Os números sobre o desempenho da Índia no primeiro trimestre desautorizam as análises segundo as quais o Brasil seria o integrante dos Brics — Brasil, Rússia, Índia e China — que melhor estaria se saindo da crise.


 


Com economias baseadas em commodities, Brasil e Rússia são integrantes da sigla mais atingidos pela recessão mundial. Já China e Índia, que priorizam a produção de mercadoria de maior valor agregado, continuam a crescer, ainda que em ritmo mais desacelerado.


 


Com agências