Lula Morais propõe criação de frente em Defesa da Controladoria e Ouvidoria
O deputado Lula Morais (PCdoB) propôs, na manhã desta terça-feira (02/06), na tribuna da Assembléia Legislativa, que seja criada a Frente Parlamentar em Defesa dos Auditores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará. O deputado comunista propô
Publicado 02/06/2009 14:56 | Editado 04/03/2020 16:35
O parlamentar ressaltou a importância em fortalecer “este importante segmento de fiscalização e controle dos recursos públicos no Estado do Ceará”. Ele disse ainda que esperava contar com a assinatura dos colegas deputados para que a frente seja instalada o mais breve possível. Conforme ele, o objetivo da frente é ser um fórum de discussão ampliada pela valorização da carreira dos servidores que efetuam a fiscalização sobre os gastos públicos do Ceará.
Lula ressaltou que, entre os controladores, o índice de evasão é muito alto. “Para se ter uma idéia, hoje existem apenas 42 auditores de controle interno no Ceará e já ouve uma evasão de 40% dos profissionais capacitados, que haviam sido nomeados por meio do último concurso”, afirmou. Para o deputado, o Governo deve tentar recuperar o patamar salarial dos controladores e preservar o quadro anterior.
Ele citou, ainda, texto publicado na revista Veja, que faz referência ao trabalho dos auditores. “No texto, o autor diz que precisamos da vigilância de um poderoso sistema imunológico que combata a infecção no nascedouro, como acontece nos países desenvolvidos. Portanto, o Brasil não é um País corrupto, mas sim, pouco auditado”, disse.
Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) destacou o papel da Controladoria, lembrando que o órgão atua no controle interno do Executivo. “A Controladoria é fundamental para que o Governo não erre, ou se errar, erre o menos possível. Ela detecta os erros para que seja feito o controle”, comentou, elogiando o trabalho do controlador-geral do Estado, Aluísio Carvalho. “Ele vem procurando criar condições de transparência e sua equipe tem um trabalho extremamente especializado”, avaliou.
Bruno disse, ainda, que a criação da frente parlamentar é importante “porque poderá apoiar os controladores, como fez a Frente Parlamentar em Defesa da Defensoria Pública”.
O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), ressaltou que o trabalho dos controladores precisa ser muito valorizado. “Em 2008, devido à racionalização dos controladores, com as medidas administrativas de redução de gastos, foram economizados R$ 86 milhões”, comentou. Nelson disse, ainda, que iria levar “o conjunto das reivindicações dos controladores ao governador”, já que eles fizeram um concurso difícil e complexo. O deputado Adahil Barreto (PR) também se solidarizou com os controladores.
Um minuto de silêncio
Durante o seu pronunciamento, Lula Morais pediu um minuto de silêncio para lembrar a morte do médico e cirurgião Haroldo Juaçaba. Lula lembrou que ele foi o fundador e era o atual presidente do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Haroldo Juaçaba faleceu ontem, vítima de insuficiência respiratória, em Fortaleza.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL