Iteam entrega 170 títulos de terra em três municípios
O Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) entrega, nesta quinta-feira, dia 04, 170 documentos titulatórios nos municípios de Amaturá e Santo Antônio do Içá. No dia, 05, quinta-feira, a equipe do Iteam faz a
Publicado 03/06/2009 13:15 | Editado 04/03/2020 16:12
Os locais de entrega dos títulos de Terra serão os Salões Paroquiais em Amaturá e Santo Antônio do Iça e em Tonantins a sede do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – Idam, parceiro do Iteam, juntamente com as prefeituras e comunidades dos respectivos municípios.
“O trabalho de regularização exige equipe técnica e principalmente parcerias. Nossos técnicos percorrem longas distâncias e em alguns locais só os moradores da região podem levá-los ao lugar certo”, detalha Sebastião Nunes, presidente do Iteam.
Em Amaturá, o prefeito João Braga aguarda com grande expectativa a entrega dos primeiros 40 títulos de terra. “A partir da titulação da terra o agricultor, agora como proprietário, vai ter uma obrigação ainda maior de proteger a floresta. Essa titularidade é muito importante”, comemora Braga.
Amaturá é um grande produtor de Castanha do Brasil onde funciona uma fábrica de beneficiamento da Associação dos Castanheiro. Diretamente 70 produtores são beneficiados, mas no período da colheita pelo menos outras 70 famílias participam da cadeia produtiva gerada. As cultura de açaí e mandioca são a esperança de crescimento agrícola da região.
Em Santo Antônio do Iça 69 agricultores irão receber seus títulos. Para o prefeito Antunes Bittar Ruas é hora de pensar no futuro. “Tudo que produzimos é para consumo próprio. Com a legalização, os agricultores vão trabalhar com mais tranqüilidade e poder pensar em aumentar suas produções”, enfatiza Ruas. No município de Tonantins mais de 70 títulos serão entregues pelo Iteam. É importante lembrar que o título só poderá ser entregue ao dono da terra ou seu representante legal.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm